Dados da Dune Analytics mostram que as ideias e implementações de Vitalik Buterin, criador do Ethereum, podem estar no caminho certo. De acordo com os dados do portal, as soluções de layer 2 estão em alta e ajudando a impulsionar todo o ecossistema do Ethereum.
De 12 a 18 de dezembro, mais taxas foram pagas na rede Ethereum em soluções de escalabilidade de layer 2 do que nunca. Nesse período, este indicador semanal atingiu um máximo histórico.
Ainda segundo os dados da Dune Analytics, o total em GAS (comissões) pago pelas plataformas de layer 2 do Ethereum atingiu 28.379.946.020 gwei. Isso equivale a 28,37 ETH ou algo em torno de US$ 34.506, de acordo com o CoinGecko.
- Leia também: Solana se prepara para recuperação em meio ao inverno cripto violento, diz especialista
Ethereum e seu desenvolvimento
O número em questão representa o ponto alto de uma tendência geralmente ascendente que já dura várias semanas. Em meados de setembro, por exemplo, quando ocorreu o The Merge, houve uma “virada” no pagamento dessas taxas.
Entre as soluções de escalabilidade de layer 2 do Ethereum, destacam-se os rollups. De acordo com estatísticas de cryptofees.info, Arbitrum e Optimism são os rollups que acumularam mais pagamentos de taxas em média na última semana.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, os dados também apontam que desde o início de outubro se registrou um aumento das transações por segundo (TPS) das plataformas de layer 2. O aumento foi tanto que elas já superaram a própria rede principal do Ethereum.
Isso revela que as soluções de layer 2 são fundamentais para a escalabilidade da rede Ethereum. Por isso, são amplamente defendidas por Buterin, que inclusive começou a pontuar a necessidade de soluções de layer 3.
“Deste modo, fica evidente que as plataformas de layer 2 do Ethereum representam o futuro desta rede. É que esses aplicativos permitem realizar operações mais rápidas e baratas, além de aproveitar a segurança da camada principal (layer 1) ao registrar muitas transações ao mesmo tempo nela”, disse Fernando Clementin.