A recuperação atual do mercado de criptomoedas ajudou a emissão de Ethereum (ETH) a tornar-se deflacionária pela primeira vez em 2023. De acordo com dados do da Ultrasound.money, o crescimento da oferta de ETH é de aproximadamente -0,10% ao ano. São 622.000 ETH emitidos e 739.000 ETH queimados por ano.
Atualmente, existem cerca de 32 ETH a menos do que havia em circulação quando a atualização The Merge ocorreu no ano passado, mudando o mecanismo de consenso da rede de Prova de Trabalho (PoW – Proof of Work) para Prova de Participação (PoS – Proof of Stake).
Atualização Xangai
A emissão torna-se mais uma vez deflacionária meses antes da tão esperada atualização Xangai, que está prevista para ocorrer em março deste ano. Esse “hard fork” envolverá uma série de atualizações que devem melhorar a velocidade de transação, a segurança e eficiência da blockchain do ETH.
Além disso, Xangai permitirá a retirada de tokens ETH em staking (“bloqueados”) na Beacon Chain. A atualização é a primeira desse tipo desde que o staking foi lançado em novembro de 2020.
Staking de Ethereum
O staking de Ethereum, que envolve bloquear tokens ETH e ganhar a oportunidade de validar transações e receber o ETH como recompensa, aumentou com o aumento de preço do ETH. Conforme destacou a analista Ekta Maurya, o staking do Ethereum tem sido visto como um método popular para retirar os tokens ETH da oferta circulante, reduzindo a pressão de venda nas exchanges. Paralelamente a isso, os detentores se beneficiam dos rendimentos e recompensas das participações mantidas no contrato de depósito ETH2.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Quando os desenvolvedores anunciaram o desbloqueio de tokens ETH em staking após o hard fork de Xangai, os especialistas suspeitaram que o stake perderia sua popularidade. No entanto, a atividade de staking testemunhou um aumento”, disse a analista.
De acordo com Maurya, o Valor Total em Staking (TVS, na sigla em inglês) no contrato de depósito atingiu um novo recorde histórico de 16.042.047 tokens ETH, no dia 15 de janeiro. Segundo ela, o aumento do TVS mostra que a comunidade ETH está disposta a bloquear mais tokens e gerar recompensas antes do desbloqueio em março de 2023.
“Um mínimo de 35.000 ETH será desbloqueado após o hard fork de Xangai, no valor de US$ 55,07 milhões logo após a atualização. Resta ver como o evento de desbloqueio influenciará a rede da maior altcoin do mercado”, disse.
Preço do Ether (ETH)
Como mencionado, o preço do Ether (ETH) subiu de forma significativa nos últimos dias, acompanhando o movimento de preço do Bitcoin (BTC). Na última semana, o preço da segunda maior criptomoeda do mercado saltou pouco mais de 17%, de acordo com dados do CoinGecko. No momento da escrita desta matéria, o ETH está custando R$ 7.871. Nas últimas 24 horas, o preço subiu cerca de 1%.
Gráfico de preço do ETH nos últimos sete dias. Fonte: CoinGecko