A criptomoeda Ethereum Classic (ETC) acaba de passar por um grande problema.
Tudo começou quando o OpenEthereum, um cliente executado por cerca de 300 nós ETC, votou para parar de manter seu software e se concentrar em outros projetos.
Desta forma, estes 300 nós vão perder suporte. O problema é: OpenEthereum é responsável por 70% dos nós da rede ETC.
O que está acontecendo com Ethereum Classic?
Um dos motivos para tomar essa decisão foi a preocupação com a perda de imutabilidade da rede ETC, a principal característica que a distinguiu da Ethereum.
Isso porque, segundo o cliente, a imutabilidade teria sido afetada na atualização chamada Phoenix, realizada em junho deste ano.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O último hard fork da rede ETC introduziu alterações na estrutura interna dos tokens de sua blockchain.
Essas mudanças quebraram alguns contratos inteligentes. Dessa forma, danificaram a “imutabilidade” da rede ETC, conforme relatado no GitHub do OpenEthereum.
Além disso, o OpenEthereum é um projeto avançado pelos desenvolvedores do Gnosis.
Assim, OpenEthereum se une ao Multi-Geth, um cliente que executava 129 nós ETC e que também decidiu suspender o suporte.
Juntos, eles vão parar de atualizar 429 nós dos 622 que a rede ETC possui atualmente. Ou seja, a rede perderia o suporte ao cliente para 68,9% de seus nós .
Grande problema
Este não é um problema imediato, desde que não haja atualização de rede incompatível com as versões anteriores.
Porém, no caso de um hard fork ocorrer no futuro, os nós que não foram atualizados para outros clientes do Ethereum Classic, como Besu ou Core Geth, manteriam uma versão diferente do fork.
O ETC Labs, projeto desenvolvedor do CoreGeth, o cliente que atualmente suporta 189 nós dos 193 restantes, declarou que “o dogmatismo não ajuda”, referindo-se à imutabilidade.
Seu CEO, Terry Culver, sugeriu aos desenvolvedores do Ethereum Classic que “eles deveriam ser mais abertos à inovação e equilibrar a imutabilidade com a necessidade de inovação (que foi introduzida por Phoenix)”.
Bob Summerwill, diretor executivo da Cooperativa ETC , informou à comunidade ETC que “tanto Core-Geth quanto Hyperledger Besu são opções viáveis que recomendam aos usuários finais”.
Portanto, provavelmente nos próximos meses, veremos alguns nós migrarem para esses clientes.
Leia também: Ethereum atingirá R$ 1.800 ainda em agosto, aponta analista
Leia também: Pesquisador afirma que Ethereum 2.0 será lançado somente em 2021
Leia também: Forbes: Ethereum supera o Bitcoin de várias maneiras