As criptomoedas se tornaram o ativo de melhor desempenho de 2020.
Segundo a Bloomberg, esse “instrumento financeiro descentralizado” tornou-se o ativo número um do ano impulsionado, principalmente, pelo Ethereum.
Bloomberg
Em 2020, o “Bloomberg Galaxy Cryptocurrency Index” – índice desenvolvido para medir o desempenho das maiores criptomoedas negociadas em USD – subiu cerca de 65%.
Dessa forma, ultrapassando o aumento de 20% no preço do ouro e os rendimentos do mercado global de ações.
Além disso, os criptoativos superaram o mercado de títulos e o mercado de commodities.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Segundo a Bloomberg, uma das principais razões para os ganhos do mercado é a disparada do Ethereum.
Isso porque o Ethereum corresponde a mais de um terço no índice de criptomoedas da Bloomberg. Portanto, a valorização impulsionou o índice para cima.
DeFi
O estrategista da Bloomberg Information Research, Mike McGron, disse que o aumento do uso de ferramentas financeiras descentralizadas (DeFi) fez com que o preço do Ethereum subisse.
Segundo ele, o Ethereum “parece manter sua posição de liderança como plataforma no campo dos criptoativos”.
Com a ajuda das ferramentas de DeFi, as pessoas podem tomar emprestado e ganhar juros como em uma conta de poupança. Por outro lado, eliminam a necessidade de intermediários tradicionais como os bancos.
Nesse sentido, os defensores de criptoativos acreditam que as criptomoedas também oferecem uma opção para preservação de valor.
Estímulos econômicos no cenário da Covid-19
Atualmente, o mercado está particularmente preocupado que os enormes estímulos em respostas à epidemia do coronavírus aumentem a inflação e enfraqueçam o dólar.
Mark Fleury, executivo-chefe da empresa de gestão de ativos de criptomoedas e tecnologia financeira, twoPrime, disse que o mercado de criptomoedas teve um bom desempenho durante a crise da Covid-19.
Segundo ele, isso se deve em parte porque quando os riscos se multiplicaram, as criptomoedas se tornaram “portos seguros” como o ouro.
“Quando a economia real estagna, uma ferramenta puramente niilista tem um bom desempenho. Esse é o caso do Bitcoin”, afirmou.
Leia também: Trader prevê Bitcoin a R$ 300 mil em 2021 e levanta polêmica
Leia também: “Todos usarão a moeda digital da China”, diz lendário minerador de Bitcoin
Leia também: Confira os cinco criptoativos que mais se valorizaram durante a semana