Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Confira como está

Ethereum 2.0: o que ainda falta para a atualização

  • Por Gino Matos
  • - 15/07/2021
  • às 08:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Ethereum 2.0: o que ainda falta para a atualização
Foto: Unsplash

Um passo importante para o Ethereum 2.0 ocorreu em dezembro de 2020. Contudo, ele é apenas um passo em uma caminhada maior, algo que alguns investidores ainda não sabem. O processo para atualização do Ethereum para um protocolo de prova de participação (PoS) ainda demanda algumas fases.

A Fase 0 é aquela ocorrida em dezembro de 2020, quando a Beacon Chain ganhou vida. Agora, é necessário integrá-la à rede principal (mainnet), bem como acrescentar o sharding.

Quando ocorre a fusão?

Inicialmente, a página oficial do Ethereum 2.0 prevê a fusão entre Beacon Chain e mainnet entre 2021 e 2022. Entretanto, a atualização já foi adiada algumas vezes, razão pela qual o prazo não é garantido.

De qualquer forma, até lá, Beacon Chain e mainnet são desenvolvidas separadamente. Esta é a fase atual, na qual os hard forks vão preparando a mainnet para receber a Beacon Chain, tornando o Ethereum PoS.

Ou quase. Após a fusão entre as duas redes, alguns passos ainda são necessários.

Validação e desbloqueio de valores

Entusiastas se depararam com notícias envolvendo o staking de Ethereum. Mais precisamente, a alocação de 32 ETH em um contrato inteligente.

A importância do valor mínimo de ETH alocada se dá justamente no momento de fusão entre Beacon Chain e mainnet. Uma vez que a mineração não será requerida, são os usuários com ETH destinadas ao Ethereum 2.0 que validarão a mudança.

Contudo, os valores ainda ficarão alocados no protocolo por um tempo após a migração. Segundo a descrição oficial da atualização, uma migração simples foi imagina pelos desenvolvedores. Isso envolve, dentre outras coisas, retirar funcionalidades extras inicialmente — como saque de valores alocados.

Mesmo assim, desenvolvedores tranquilizam os usuários, afirmando que a função será implementada logo após a fusão.

Sharding e escalabilidade

Após a migração e inclusão da possibilidade de saque de ETH, ocorrerá a implantação do Sharding. Trata-se de plano para maximizar a escalabilidade do Ethereum 2.0, dividindo a rede em 64 novas cadeias.

Um dos benefícios do Sharding, segundo os desenvolvedores, é a possibilidade de qualquer usuário executar um nó da rede. Tendo em vista a divisão da rede, o processamento de transações ficará mais “leve”, permitindo que dispositivos menos potentes operem nós.

Essa ação contribuirá para a descentralização da rede, de acordo com o site oficial. Além disso, o processo de Sharding será dividido em duas fases.

Durante a primeira implementação, apenas a capacidade da rede será aumentada. Já na segunda fase, novas cadeias criadas poderão executar contratos inteligentes, impulsionando ainda mais a escalabilidade.

Entretanto, é importante ressaltar que a comunidade ainda está discutindo a necessidade desta segunda fase.

Importância das soluções atuais

As soluções atuais de escalabilidade em segunda camada são de grande ajuda para implementação do Ethereum 2.0. Inicialmente, o processo de Sharding era a prioridade.

Todavia, o surgimento dos rollups para melhorar a efetividade do Ethereum fez com que o foco mudasse para a fusão.

Assim, não é errôneo dizer que os esforços de desenvolvimento na mainnet ajudaram, ainda que indiretamente, a implementação do Ethereum 2.0.

Como é possível observar, muito trabalho ainda precisa ser feito no Ethereum para implementar a prova de participação. O lado positivo é que, ao mesmo tempo, muito trabalho tem sido feito para agilizar o processo.

Leia também: Token AXS do Axie Infinity disparou 700% em apenas 30 dias

Leia também: Cardano e 2 outras criptomoedas se preparam para valorizar até 42%

Leia também: Portugal anuncia seu token em parceria com empresa do CHZ

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.