O Ethereum 2.0 está quase pronto para ser lançado. Foi o que afirmou a Quantstamp, empresa que realiza auditorias em contratos inteligentes.
No entanto, a companhia não deu mais detalhes sobre a data do lançamento.
Ethereum 2.0
A declaração da Quantstamp foi feita após a conclusão de uma auditoria na Teku, um cliente dessa nova versão do Ethereum desenvolvida pela ConsenSys.
“Ethereum 2.0 está a caminho de entrar na fase 0 em um futuro muito próximo”, disse o CEO da Quantstamp, Richard Ma.
O CEO acrescentou que a auditoria da Teku levou “incontáveis horas”. Nesse período, as quais equipes de trabalho coordenaram, testaram e trabalharam com firmas de auditoria para “garantir que a base Ethereum 2.0 esteja pronta para entrega”.
No que diz respeito ao Teku, Richard Ma disse que o código é “da mais alta qualidade”. Segundo ele, os problemas que a Quantstamp foi capaz de detectar foram rapidamente resolvidos pela equipe de desenvolvimento da Teku.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Esses problemas resolvidos incluem um bug que poderia causar falhas na sincronização do cliente. Além disso, uma fila de mensagens de entrada ilimitada abriria a possibilidade de ataques DDoS em nós individuais.
O Teku, no entanto, não será o único cliente do Ethereum 2.0. Isso porque os protocolos Nimbus, Lodestar, Lighthouse e Prysm também estão em desenvolvimento.
A Prysmatic Labs, desenvolvedora do último dos clientes mencionados, garantiu que estão trabalhando para lançar o Prysm em novembro de 2020.
YFI e SushiSwap
A Quantstamp define sua missão como “proteger a Internet descentralizada”.
Em seu site, a empresa afirma ter especialistas em segurança que realizam processos de auditoria rigorosos em “implementações de blockchain a fim de prepará-los para o lançamento e futuras iterações”.
Entre os projetos auditados pela Quantstamp está o SushiSwap, um protocolo de finança descentralizada (DeFi)
A Quantstamp auditou o SushiSwap dias antes de o protocolo deixar o UniSwap e momentaneamente tirar grande parte de sua liquidez. Isso ocorreu após seu fundador anônimo vender todos os seus tokens de Sushi. Dessa forma, causando um derretimento de seu preço.
Assim, a auditoria do Sushi foi limitada a questões técnicas. Ao contrário do Teku, a equipe da Quantstamp não fez mais comentários sobre o projeto ou questões relacionadas.
A Quantstamp também foi contratada em julho deste ano para fazer uma auditoria informal do Yearn Finance.
Esse protocolo DeFi ficou famoso quando seu token YFI subiu para US $ 41.000, embora o criador do protocolo, Andre Cronje, tenha dito que o token “não tem valor”.
Atualmente, Cronje enfrenta uma ação judicial justamente por promover um projeto experimental dentro de sua plataforma sem esclarecer que estava incompleto. Com isso, o equivalente a US$ 15 milhões foi bloqueado em um contrato inteligente devido a um suposto hack.
Vitalik Buterin, cocriador do Ethereum
Já se passaram vários anos desde que o breve lançamento do Ethereum 2.0 foi anunciado, mas até agora uma data exata ou estimativa oficial nunca foi dada.
Embora Justin Drake, pesquisador da Fundação Ethereum, tenha dito que a nova blockchain estaria disponível no início de 2021, mais recentemente ele admitiu que não sabe quando estará pronto.
Agora, os sinais são mais evidentes e vêm de várias fontes. Portanto, é possível que a contagem regressiva para o lançamento do Ethereum 2.0 esteja chegando ao fim.
Esse lançamento é um dos eventos mais esperados pela comunidade que se formou em torno desta rede. Uma das principais diferenças da versão atual é a mudança no algoritmo de consenso.
Leia também: Bitcoin é um substituto para ouro, afirma fundador do Mercado Livre
Leia também: Bitcoin não ajuda os desbancarizados, critica CEO da Mastercard
Leia também: Binance libera depósitos em reais por meio de nova parceria