Esta semana teve início a edição 2023 da Bitcoin Coference, evento realizado em Amsterdã, capital dos Países Baixos. Um dos palestrantes no primeiro dia foi Edward Snowden, grande apoiador do Bitcoin (BTC). E a criptomoeda foi um dos temas da palestra, com Snowden afirmando que as pessoas deveriam evitar pensar principalmente no preço do ativo.
Snowden também falou sobre os riscos potenciais do envolvimento das instituições com a indústria, especialmente os ETFs à vista (spot) de BTC. De acordo com ele, esses fundos têm como objetivo “domar” o preço do Bitcoin.
Casos de uso e anonimato
Durante sua palestra, Snowden afirmou que os investidores de BTC dão muita importância ao preço na tela do computador. Nesse sentido, o ex-analista da NSA disse que, em vez disso, elas devem localizar os casos reais de uso da criptomoeda como meio de pagamento.
Tal lógica faz sentido, já que a adoção do Bitcoin indica que há um crescimento da demanda por ele. Logo, esse crescimento terá um impacto natural (e positivo) no preço.
Snowden também acredita que o Bitcoin tem um problema com a falta de anonimato real, ou seja, não há 100% de privacidade em suas transações. Isso torna mais fácil para os governos rastrearem as pessoas por trás de certas transações. O ex-analista comparou isso à maneira como vazou documentos confidenciais da NSA em 2013.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Para isso, Snowden já confiscou que usou BTC para pagar pelos servidores responsáveis pelo vazamento. E isso não foi suficiente para impedir que o governo dos Estados Unidos descobrisse sua identidade.
Risco institucional
Além disso, Snowden afirmou que as instituições que entram no Bitcoin apresentam certos riscos. Embora o dinheiro investido por elas possa elevar os preços, isso também dá muito poder a essas gestoras e investidores. Dessa forma, as pessoas comuns não serão capazes de influenciar suas decisões e ações em relação ao BTC.
Sobre o mesmo assunto, ele observou que os ETFs de Bitcoin, que estão se tornando cada vez mais populares, especialmente com as grandes empresas financeiras apresentando pedidos para lançar tais produtos, estão na verdade “domando” o BTC.
A respeito da regulação, Snowden também falou sobre o governo e as agências reguladoras tentando ter uma palavra a dizer sobre como supervisionar o BTC e toda a indústria e afirmou que não se importa com o que Gary Gensler (o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC) pensa, nem os usuários e investidores do BTC deveriam.
Por fim, Snowden aconselhou os desenvolvedores e usuários regulares a se concentrarem mais em tornar o BTC mais anônimo, o que realmente o ajudaria a cumprir a visão de Satoshi Nakamoto.