Os ETFs de Bitcoin à vista dos Estados Unidos ultrapassaram a marca de 500.000 BTC em entradas líquidas acumuladas. Os produtos alcançaram a referida marca menos de um ano após o início das negociações, refletindo um crescimento significativo no interesse dos investidores, com os fundos absorvendo mais de 2,5% do fornecimento circulante total de Bitcoin.
Pela primeira vez, os ETFs dos Estados Unidos alcançaram a marca de 500 mil Bitcoin adquiridos ao longo de 2024. Esses números foram apresentados pelo pesquisador Vetle Lunde, da K33 Research. De acordo com a publicação de Lunde, os 12 fundos de Bitcoin absorveram cerca de 2.5% dos 19,8 milhões de BTC.
Sucesso dos ETFs
O gráfico compartilhado por Vetle mostra o crescimento ascendente de aquisições em dois momentos principais. O primeiro foi em fevereiro após a onda de aprovações de ETFs, e o outro foi a partir de outubro, quando o então presidenciável Donald Trump passou a dar declarações públicas favoráveis ao BTC.
No entanto, foi o saldo dado a partir do dia 7 de novembro, data que se confirmou o retorno de Trump à Casa Branca, que surpreendeu: cerca de 95 mil Bitcoin foram adquiridos pelas 12 ETFs em menos de 30 dias, indicando as expectativas altas dos investidores de Bitcoin em relação ao segundo governo Trump.
Mesmo assim, as entradas líquidas ainda estavam abaixo da marca dos 500 mil até que o fundo da Fidelity (FBTC) puxou a linha para cima. Na última quarta-feira, o fundo adquiriu US$ 210 milhões (um pouco mais de 2.200 Bitcoin) a um custo unitário de US$ 97 mil.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A marca dos 500 mil em aquisições líquidas poderiam ter sido alcançadas na semana passada, quando o ETF da BlackRock (IBIT) havia adquirido mais uma leva de Bitcoin e ultrapassado a marca de 500 mil sob controle do fundo. No entanto, por conta das conversões da Grayscale (GBTC), que vem vendendo seus Bitcoin ao longo do ano, não foi possível alcançar a marca.
ETFs detém 10x mais que EUA
Em posições totais, os ETFs de Bitcoin dos Estados Unidos agora possuem cerca de 1,104 milhão em BTC, ultrapassando, pela primeira vez, o lendário criador da criptomoeda Satoshi Nakamoto. Conforme os dados estimados, Satoshi detém 1,1 milhão de Bitcoin. Vale lembrar que o volume se refere à soma do Bitcoin controlado pelos 12 ETFs juntos.
“REI DAS MONTANHAS: Os ETFs spot dos EUA acabaram de passar Satoshi em Bitcoin total mantido. Agora, detêm mais de 1,1 milhão, mais do que qualquer um no mundo, e eles ainda não têm nem um ano de idade, literalmente bebês ainda”, comemorou Eric Balchunas, em seu perfil no X.
Mesmo assim, trata-se de um volume notável de Bitcoin, principalmente considerando que estão em atividade há menos de 1 ano. A MicroStrategy, conhecida por seus aportes milionários em Bitcoin, detém 633 mil BTC. Já o Governo dos Estados Unidos, apenas 198 mil BTC, número próximo ao do Governo Chinês, que detém 194 mil.
Entretanto, a hegemonia das ETFs no ranking pode estar sob risco pelo governo dos EUA, que deve criar o fundo de reserva em Bitcoin ainda no próximo ano, aumentando suas posições no ativo. Assim como pela MicroStrategy, que alavancou uma dúvida de 3 trilhões para adquirir mais aquisições.