Início » Últimas Notícias » ETF de XRP chega aos EUA após gestora adotar estratégia regulatória inovadora
Act 40

ETF de XRP chega aos EUA após gestora adotar estratégia regulatória inovadora

xrp-em-alta
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Após meses de espera, o primeiro ETF de XRP dos Estados Unidos está prestes a ser lançado publicamente, segundo comunicado da REC Shares. Batizado de REX-Osprey XRP ETF, o ETF será negociado sob o ticker $XRPR e deve começar a ser negociado ainda esta semana. Chama atenção a estratégia utilizada pela gestora para conseguir driblar o atual regramento sobre fundos públicos para lançar o ETF.

ETF de XRP
REC Shares anuncia ETF de XRP. Fonte: X.com

Isso porque, nos Estados Unidos, existem dois principais marcos regulatórios para a aprovação de fundos de ETF de criptomoedas. O primeiro deles é o Securities Act de 1933, utilizado para a aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum. A outra opção é o Investment Company Act de 1940.

Publicidade

Estratégia acertada para ETF de XRP

Entretanto, a maioria dos fundos entra com seus pedidos sob o arcabouço de 1933. O mercado reconhece amplamente essa via como a mais tradicional e direta para lançar um ETF à vista, que negocia como um título e mantém o ativo físico subjacente. Teoricamente, este caminho oferece exposição mais pura ao ativo, sem camadas intermediárias.

No entanto, por ser uma regra criada no bojo da Grande Depressão de 1929, a lei de 1933 é notoriamente mais restritiva e complexa para criptoativos. Afinal, ela exige que o emissor convença a SEC de que o mercado do ativo subjacente é robusto e resistente a manipulações de mercado – um debate longo e árduo que tem travado a aprovação de ETFs para uma série de criptomoedas além do Bitcoin e Ethereum.

Por outro lado, o Investment Company Act de 1940, que surgiu sete anos depois como uma norma complementar para fomentar a recuperação econômica dos EUA ao regular a gestão de fundos, é tecnicamente mais flexível para esse fim.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Cópia do ETF de SOL

Dessa forma, o foco do fundo não é o ativo em si, mas a operação do fundo que o detém. Ele exige compliance com regras rígidas de custódia, diversificação, transparência e divulgação para proteger o investidor. Por outro lado, não fica travado na análise do mercado spot do ativo subjacente.

Como explicou o analista da Bloomberg Intelligence, James Seyffart, esta abordagem utiliza “workarounds” (contornamentos) criativos em comparação com outras propostas. A REX e a Osprey Funds empregaram com sucesso a mesma estratégia em junho, ao lançarem seu ETF de staking de Solana (SOL).

De acordo com o prospecto do fundo, o ETF manterá a maior parte de seus ativos em XRP diretamente. No entanto, por conta das obrigações previstas no Act 40, pelo menos 40% do patrimônio será alocado em ações de outros ETFs que também estejam relacionados ao XRP, diversificando a exposição.

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil