A jornada da Binance nesta semana envolveu a renúncia de seu CEO e o pagamento de uma multa superior a R$ 20 bilhões por parte da exchange. Mas, pelo lado positivo, a exchange pode receber autorização para retomar suas atividades após o fim do processo.
No entanto, a Binance poderá ter que enfrentar uma disputa dura com a Coinbase, sobretudo a partir de 2024. Isso porque, de acordo com os dados mais recentes, o mercado de Bitcoin (BTC) está fluindo da Binance para a Coinbase. E essa migração pode aumentar com a aprovação do ETF spot de BTC nos EUA.
A Coinbase é a maior exchange dos EUA e opera de forma regulada, enquanto a Binance é a maior do mundo mas ainda não possui cobertura legal. Por isso, os grandes investidores tendem a preferir a segurança da plataforma de Brian Armstrong, retirando seus BTC da empresa de Changpeng Zhao (CZ).
Sai da Binance, vai para a Coinbase
Conforme dados on-chain compilados pela CryptoQuant, essa disputa começou ainda na quarta-feira (22). Desde aquele dia, as reservas da Coinbase aumentaram cerca de 12.000 BTC, enquanto as da Binance diminuíram em 5.000 BTC. O fluxo de entrada para a Coinbase foi um dos maiores dos últimos dias.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A diminuição nas reservas de Bitcoin na Binance parece ser devido às saídas dos investidores de varejo”, escreveu Bradley Park, analista da Web 3 da CryptoQuant. Ou seja, os pequenos investidores começaram a mudar suas criptomoedas de exchange depois da renúncia de CZ.
Mas o principal temor foi a respeito da multa aplicada contra a Binance, que muitos consideraram bastante alta. No entanto, especialistas afirmam que os os efeitos negativos ainda continuarão no curto prazo.
“O mercado ainda está nervoso com as recentes implicações legais contra a Binance. No curto prazo, veremos mais usuários movimentando fundos para exchanges compatíveis ou licenciadas para maior tranquilidade”, disse Greta Yuan, chefe de pesquisa da plataforma de ativos digitais VDX.
- Leia também: Mercado retoma tendência de alta e Bitcoin sobe
Disputa entres plataformas
Além de estar regulamentada, a Coinbase é a principal plataforma de custódia para as gestoras que submeteram seus pedidos de ETF spot de BTC. Dos 12 pedidos, oito definiram a Coinbase como agente custodiante, o que também faz o fluxo de Bitcoin aumentar para a exchange.
“A Coinbase resistiu ao teste do tempo”, disse Yuan.
Alguns analistas dizem que o recente acordo da Binance com o DOJ foi o último obstáculo para obter aprovação para um ETF de Bitcoin à vista, e isso também está afetando os fluxos de fundos. Com a aprovação do ETF, a Coinbase deve ver a entrada de Bitcoin aumentar, tanto por causa dos ETFs quanto pelos investidores de varejo.
De acordo com a Matrixport, as expectativas para um ETF Bitcoin à vista podem ter aumentado para 100%, já que a indústria será forçada a seguir as regras que as empresas do mercado tradicional devem seguir.
- Leia também: Comissão do Senado aprova imposto de 15% para compra de criptomoedas em exchanges ‘gringas’