94% dos fundos de dotação (fundos reservados para determinada finalidade) foram alocados em investimentos relacionados aos criptoativos ao longo de 2018, revela uma nova pesquisa publicada em 12 de abril. O estudo foi realizado no quarto trimestre de 2018 pelas agências de notícias Global Custodian e The Trade Crypto, em parceria com a empresa de segurança blockchain BitGo, conforme mostra a Cointelegraph.
Dos 150 fundos de dotação pesquisados, 89% dos entrevistados estavam supostamente baseados nos Estados Unidos, com o restante no Reino Unido ou no Canadá.
A pesquisa indicou que, apesar das preocupações amplamente divulgadas em torno da regulamentação, custódia e liquidez dos criptoativos, os fundos de dotação continuarão alocando investimentos na nova classe de ativos – com apenas 7% dos entrevistados dizendo que anteciparam qualquer redução em suas alocações no próximo ano.
Jonathan Watkins, editor-gerente da Global Custodian e da The Trade, comentou os resultados da pesquisa, afirmando que:
“Toda a conversa nos últimos 18 meses ocorreu quando investidores institucionais começaram a participar de investimentos em criptomoedas, mas acontece que eles já haviam chegado, na forma de fundos de dotação.”
A pesquisa revelou que 54% dos entrevistados estavam investindo diretamente em criptoativos, com 46% investindo através de vários tipos de fundos.
Nos próximos 12 meses, 50% revelaram que esperam aumentar seus investimentos em criptoativos, com 45% prevendo que suas alocações permanecerão em seus níveis atuais.
De acordo com a pesquisa, as três principais características que os fundos de dotação buscam quando selecionam fundos em criptoativos são que elas cumprem uma regulamentação robusta, têm fluxo de capital e liquidez suficientes e oferecem segurança de conta.
O The Trade sugere que o otimismo cauteloso é um resumo geral do sentimento patrimonial em relação à classe de ativos nascente, citando a crença de um entrevistado de que as criptomoedas “são o futuro do investimento”.
Leia também: Exchange lança site de doação baseado em blockchain durante conferência da ONU