Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Estudo mostra Lightning Network do Bitcoin cada vez mais centralizada

  • Por Lorena Amaro
  • - 17/01/2020
  • às 18:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Estudo mostra Lightning Network do Bitcoin cada vez mais centralizada

Um estudo publicado este mês por Peter Zimmerman, do Banco Central da Inglaterra, e Anantha Divakaruni, da Universidade de Bergen, mostrou que a rede Lightning Network (LN) do Bitcoin está se tornando cada vez mais centralizada.

A pesquisa analisou a influência de algumas inovações tecnológicas recentes para a melhora de eficiência do Bitcoin como meio de pagamento. Dentre elas, está a Lightning Network, descrita como uma plataforma que “fornece uma solução tecnológica para permitir que um sistema baseado em blockchain obtenha escalabilidade”.

O estudo analisou o desenvolvimento da Lightning Network, comparando os dados de abril de 2018 com os de agosto de 2019. Como conclusão, os pesquisadores perceberam que a rede sofreu uma forte centralização. Isso porque os pagamentos da Lightning Network estão canalizados por relativamente poucos intermediários, isto é, apenas alguns grandes nós formam o núcleo da rede. Como a maioria desses nós é periférica, há um grau crescente de centralização. 

Um dos trechos do documento destaca:

“Enquanto a blockchain permanece descentralizada, economias de escala fazem a Lightning Network tornar-se cada vez mais centralizado e dependente de alguns nós grandes”. 

Na imagem abaixo é possível ver a estrutura da Lightning Network em 31 de agosto de 2019. Os pontos pretos representam os nós, quanto maiores mais importantes são dentro da rede. Da mesma forma, as linhas vermelhas representam canais de pagamentos e quanto mais espessas, maior é o número de Bitcoin que esse canal pode transmitir. 

a imagem da estrutura da Lightning Network

Sobre a predominância dos nós periféricos na rede da LN, os autores esclarecem:

“A centralidade média do vetor próprio dos cinco nós mais conectados aumentou, sugerindo que a rede está cada vez mais dependente de alguns nós principais. Essas estatísticas são consistentes com uma rede na qual alguns dos nós centrais tornam-se mais importantes como intermediários, enquanto o restante permanece periférico”.

Leia também: Pesquisa revela sentimento positivo no Twitter sobre uma alta no Bitcoin

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.