As criptomoedas ganharam 17 milhões de “usuários verificados” este ano, de acordo com um estudo publicado pelo Cambridge Center for Alternative Finance, em 12 de dezembro.
De acordo com o estudo, os dados mostram que nos primeiros três trimestres de 2018 o número de usuários de criptomoedas com ID verificados quase dobrou, subindo de 18 milhões para 35 milhões.
De acordo com uma análise do estudo realizada pela Bloomberg, o crescimento da base de usuários este ano enquanto o mercado de criptomoedas declina “pode sinalizar que uma eventual recuperação poderia estar chegando”. A análise observa ainda que “a maioria dos usuários ainda é composta por especuladores e investidores de longo prazo”.
Em termos de entender quem está investindo em criptoativos, a equipe de pesquisa de Cambridge também afirma que os dados “indicam que a maioria dos usuários – tanto estabelecidos quanto novos entrantes – são indivíduos e não clientes corporativos”. Esses indivíduos, o documento explica, podem ser “investidores de varejo, consumidores ou usuários que buscam um melhor investimento ou alternativa de pagamento”.