Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Estados Unidos excluem o Irã do sistema financeiro global

  • Por Luciano Rocha
  • - 13/11/2018
  • às 15:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Estados Unidos excluem o Irã do sistema financeiro global

Um novo capítulo da disputa diplomática entre os Estados Unidos e o Irã ocorreu na última sexta-feira, 09 de novembro. O banco central do Irã foi cortado do sistema monetário global, depois que a rede bancária Swift curvou-se à pressão norte-americana.

A medida deixará 81 milhões de cidadãos iranianos financeiramente excluídos e enfrentando sérias conseqüências econômicas em meio a novas sanções norte-americanas. A coerção da Swift pelos Estados Unidos atesta a pressão que o país exerce sobre a economia mundial e o poder que possui para impor restrições.

Swift curva-se aos EUA

A Sociedade Mundial de Telecomunicações Financeiras Interbancárias, comumente conhecida como Swift, é uma rede confiada pelos bancos para realizar transações financeiras em todo o mundo. Com sede na Bélgica, a Swift destina-se a servir como uma sociedade cooperativa internacional e, portanto, não pertence à uma única nação.

No entanto, a realidade é bem diferente. Os EUA, como se viu no caso do Irã, forçaram a Swift a cortar os laços com o banco central do Irã, à medida que aumentam as sanções contra o país asiático. O secretário do Tesouro dos EUA Steven Mnuchin revelou a decisão em 08 de novembro, através de seu  Twitter:

“Compreendo que a Swift irá descontinuar seu serviço ao banco central do Irã e às instituições financeiras iranianas. A Swift está tomando a decisão certa para proteger a integridade do sistema financeiro internacional.”

Caso a Swift não tivesse seguido as ordens dos EUA, poderia ter sucumbido ao mesmo destino que o próprio Irã. “A Swift poderia estar sujeita às sanções”, proclamou Mnuchin na semana passada. “Ela não é diferente de qualquer outra entidade”. Seus comentários reforçam a crença de que nenhuma organização internacional está além do alcance das forças norte-americanas. O sistema de transferência de dinheiro Swift está aberto a todos os países até que os EUA decidam o contrário. Em uma declaração feita no início desta semana, a Swift explicou:

“Mantendo nossa missão de apoiar a resiliência e a integridade do sistema financeiro global como um provedor de serviços global e neutro, a Swift está suspendendo o acesso de certos bancos iranianos ao sistema de mensagens. Esta medida, embora lamentável, foi tomada no interesse da estabilidade e integridade do sistema financeiro global mais amplo. Nossa missão continua sendo um provedor global de mensagens neutras.”

Irã responde com criptomoeda

A nova sanção imposta pelos Estados Unidos, como parte das pressões para que o Irã desista de seu programa nuclear, levou os iranianos a supostamente apelarem para as criptomoedas como um meio de fuga.

A Financial Crimes Enforcement Network, conhecida como Fincen, agência do Departamento do Tesouro norte-americano, informou que o Irã pode estar em busca de criar uma criptomoeda estatal para burlar as sanções impostas, e o país não é o único: a ideia de uma criptomoeda estatal já está sendo discutida na Rússia e na Coreia do Norte.

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.