Início » Últimas Notícias » Esses fatores podem impedir aprovação de ETF de Solana
Atenção!

Esses fatores podem impedir aprovação de ETF de Solana

solana-sol
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Na quinta-feira (27), a gestora VanEck fez um movimento ousado ao solicitar a abertura de um ETF à vista de Solana junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Quando a gestora protocolou esse pedido, o preço da SOL disparou mais de 8% devido ao otimismo de que a SEC possa aprovar esse produto.

Embora vários participantes do mercado tenham começado a prever o cronograma para a aprovação, as chances de a SEC aceitar o novo ETF ainda são baixas. Além disso, o pedido da VanEck contém alguns detalhes importantes que mencionam os riscos envolvidos, como a alta concentração da SOL e o mecanismo de consenso da blockchain.

Publicidade

Alta concentração da Solana

Ao contrário dos ETFs à vista de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), a proposta do ETF de Solana à vista da VanEck é única, fazendo da empresa pioneira. Não há nenhum tipo de negociação de SOL no mercado tradicional, nem mesmo nos mercados futuros.

O único fundo que investe na criptomoeda é o Grayscale Solana Trust (GSOL), que é fechado apenas para clientes institucionais. Por isso, as chances de aprovação são mais baixas. Além disso, ao contrário de outras aplicações de ETF, o pedido de VanEck também lista um risco específico de propriedade concentrada de SOL.

De acordo com o documento da VanEck, em novembro de 2023, as 100 maiores carteiras da Solana detinham quase um terço de todas as SOL em circulação. Considerando a oferta atual da SOL em mais de 462 milhões de unidades, isso dá cerca de 151 milhões de SOL nessas carteiras.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Como resultado desta concentração de propriedade, grandes vendas ou distribuições por parte desses detentores poderiam ter um efeito adverso no preço de mercado”, observou VanEck.

Descentralização: Solana vs Bitcoin

A descentralização de tokens é de extrema importância para investidores e reguladores. Assim, esta propriedade concentrada de Solana pode não agradar à SEC e pode ser um obstáculo na aprovação do pedido da VanEck.

No início deste ano, ao aprovar o ETF de Bitcoin à vista, a comissária da SEC, Caroline Crenshaw, também expressou preocupação semelhante sobre a propriedade do Bitcoin, explicando por que ela discordou da aprovação.

Publicidade

Só que a concentração da maior criptomoeda do mundo é bem menor. O site Bit Info Charts mostra que as 107 maiores carteiras detêm apenas 16%, menos da metade da concentração observada na Solana. Da mesma forma, as 100 principais carteiras da rede Ethereum possuem 19% do fornecimento de ETH.

No entanto, Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, rejeitou as preocupações afirmando que a própria rede blockchain Solana é descentralizada e pode mitigar esse problema.

Histórico de paralisações

O segundo problema que a VanEck também identificou tem a ver com o mecanismo de consenso da Solana. Ao contrário de outras redes, que utilizam Prova de Trabalho (PoW) ou Prova de Participação (PoS), a Solana usa um modelo exclusivo de consenso chamado Prova de História (PoH).

Publicidade

A PoH permita que a Solana processe transações mais rapidamente do que outras blockchains, chegando a milhares de transações por segundo. No entanto, a rede sofreu com longas interrupções no passado, que chegaram a durar várias horas e interromper a produção de blocos.

No seu pedido, a VanEck destaca que parte dessas paralisações ocorreu devido a problemas com PoH nos últimos anos. A SEC pode levar isso em consideração ao decidir sobre a aprovação do ETF Solana, visto que futuras paralisações poderiam afetar as cotas do ETF na bolsa.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil