O engenheiro de blockchain e analista de segurança da informação Jefrey Santos, em uma conversa com o portal de notícias Cointelegraph, mostrou como a Atlas Quantum supostamente manipulou o vídeo no qual divulga o saldo da empresa em algumas exchanges.
As próprias exchanges HitBTC e Gate.io já afirmaram que o vídeo divulgado pela Atlas é falso e o especialista Santos afirmou que há duas formas de manipulação possíveis para este tipo de farsa.
A primeira seria pegar o código-fonte do site original em um computador e o modificar, alterando os scripts offline e criando uma espécie de “máscara” para poder manipular todo o site, incluindo os dados mostrados na exchange:
“Como a alteração permanece, mesmo após fechar o navegador, é um bom método, não só pra gravar o vídeo, como também pra quando se pretende trazer clientes a um escritório e mostrar-lhes saldo falso.”
Este método não é o usado pela Atlas, de acordo com Santos. Segundo ele, as evidências apontam para uma manipulação direto no vídeo e não na cópia do site das exchanges:
“Entretanto, algo interessante apontado pela HitBTC é a presença de elementos desalinhados. Quando você altera a DOM [Document Object Model, estrutura de uma página web], é difícil isso ocorrer, já que a DOM é redesenhada pelo navegador e os elementos permanecerão alinhados. Isso leva a crer que, ao menos no caso do vídeo da HitBTC, aparentemente houve edição na imagem/vídeo de fato, com um editor de vídeos, após a gravação, e não tentativa de manipulação da página.”
Por fim, o especialista ainda afirmou que se a empresa tivesse optado por usar a manipulação no código-fonte, teria sido mais difícil de identificar a farsa:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Inseriram o conteúdo diretamente no vídeo. Com este outro método, seria possível realizar a falsificação e isso daria até mesmo um melhor resultado. Não ficou claro o porquê de preferirem fazer de uma forma mais difícil, que gera um resultado mais fácil de se identificar como irreal.”
Leia também: Após HitBTC, Gate.io também afirma que Atlas Quantum forjou saldo na exchange