O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo partido Democrata, Andrew Yang, anunciou o encerramento da sua candidatura para 2020 depois de não conseguir atrair a atenção dos eleitores.
“Eu sou o cara da matemática, e está claro hoje à noite pelos números que não vamos ganhar nesta corrida”, disse Yang a repórteres em New Hampshire na terça-feira, 11 de fevereiro. “Estou anunciando a suspensão da minha campanha para presidente.”
Yang iniciou sua corrida presidencial em novembro de 2017 com a promessa de uma renda básica universal de US$1.000 por mês para cada adulto norte-americano. Ele também defendeu a regulamentação de criptoativos a nível federal, em vez de políticas feitas estado por estado.
“Atualmente, diferentes departamentos do governo federal consideram os ativos digitais como bens, mercadorias ou valores mobiliários. Alguns estados têm regulamentações onerosas, como a BitLicense de Nova Iorque. Isso teve um efeito assustador no mercado de ativos digitais dos EUA. Está na hora do governo federal criar diretrizes claras sobre como os mercados de criptomoedas/ativos digitais serão tratados e regulamentados”, dizia uma seção do site da candidatura de Yang.
Yang também recebeu o apoio da comunidade de criptoativos, com muitos entusiastas se juntando ao seu “#YangGang” nas mídias sociais nos últimos dois anos. O empresário de 45 anos, no entanto, não ganhou o apoio dos eleitores. Ele recebeu apenas 1% dos votos no Caucus de Iowa, o início das primárias para a escolha do candidato democrata. Mas Yang lançou uma mensagem otimista: “voltaremos“.
Leia também: Secretário do Tesouro dos EUA afirma que governo está preparando regras para criptoativos no país