O anúncio da Libra, criptomoeda do Facebook, despertou o interesse de investidores e também de criminosos. Pelo menos dois sites já foram identificados como instrumentos para aplicar golpes nos interessados em adquirir a criptomoeda recentemente anunciada pelo gigante das redes sociais.
Os nomes dos sites em questão fazem referências à Calibra, carteira para armazenamento da Libra, e até a Mark Zuckerberg, criador do Facebook.
Calìbra
O primeiro site chama-se calìbra.com (com acento crase no i) e é uma cópia fiel do site legítimo do Facebook, calibra.com.
O primeiro artifício é a existência da letra i com crase, que não é comum na língua inglesa. De fato, o site falso tem diferenças muito pequenas quando comparado ao site legítimo. Ambos sites têm os mesmos materiais de marketing, textos, fontes, esquemas de cores, exibições interativas e slogans.
Além disso, no canto superior direito há um botão que diz “Pré-venda da criptomoeda Libra”, em vez da introdução de boas-vindas que aparece no verdadeiro site.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Clicando no botão de pré-venda, outra página se abre oferecendo um bônus de 25% para a compra da Libra. “Melhor comprar agora, afinal a pré-venda está 93% completa”, alegam os golpistas. Na verdade, a criptomoeda sequer saiu do papel.
Os comerciantes têm a opção de trocar 600 LBR (Libra) por 2 ETH, ou 8.000 LBR por 20 ETH, taxa muito próxima da paridade 1:1 da Libra com o dólar norte-americano (USD) pretendida pelo Facebook.
O CriptoFácil verificou o site falso. Ao abri-lo, o layout não reapareceu. Ao invés disso, surgiu uma imagem provocativa no canto esquerdo da tela.
O site falso da Calibra foi criado por um servidor na Rússia. Embora esse seja um plano claro para tentar se aproveitar do lançamento da Libra para roubar fundos de investidores, o segundo site da lista aparentemente foi criado para um objetivo mais modesto: tirar uma com a cara do Facebook.
Zuckbucks
O Zuckbucks.cash é um site puramente de humor. Ele oferece aos visitantes a opção de trocar Ethereum por ZBUX, “um token ERC20 que pode ser usado para fazer absolutamente nada”. E a foto inicial do domínio apenas reforça o tom de brincadeira.
“Quer comprar uma xícara de café com o seu ZBUX? Que pena! Precisa pagar suas contas? Melhor usar outra moeda! Quer juntar-se à conta bancária incrivelmente inflacionada de Mark Zuckerberg? Agora estamos chegando a algum lugar!”, dizem algumas frases do site.
Nesse caso, não sabemos se o site foi criado por cripto-entusiastas para tirar sarro do Facebook ou se o próprio Facebook está por trás disso – essa, certamente, seria a maneira mais rápida e conveniente de divulgar a Libra e “alimentar a ganância insaciável de Mark Zuckerberg”.
Os autores intelectuais por trás do Zuckbucks prometem gastar os fundos para pagar as taxas de transação; o restante do saldo será doado para a equipe de desenvolvimento.
“Assim como a LIBRA, o Zuckbucks não oferece nenhum benefício inerente além de colocar seu dinheiro diretamente no bolso dos desenvolvedores.”
E parece que muitas pessoas levando a piada a sério. De acordo com o site, cerca de 961 mil dos 1,5 milhão de ZBUX disponíveis estão em circulação atualmente.
Leia também: Empresas acusam Facebook de plágio por imitações no projeto Libra