Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Entidades criticam criptomoeda vetada pelo governo de Jair Bolsonaro

  • Por Cassio Gusson
  • - 15/01/2019
  • às 14:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Entidades criticam criptomoeda vetada pelo governo de Jair Bolsonaro
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Apelidada por alguns órgãos da imprensa como o Bitcoin do Índio, a proposta de criação de uma criptomoeda para as populações indígenas por meio de um contrato de R$44,9 milhões celebrado entre a Funai (Fundação Nacional do Índio) e a UFF (Universidade Federal Fluminense), vem recebendo críticas de entidades ligadas aos direitos dos índios, como é o caso da INA – Indigenistas Associados, associação dos servidores da Funai.

“Dentro da Funai, as pessoas nem sabem o que significa blockchain nem como isso pode ajudar os povos indígenas. Qual o interesse público disso? Onde está a demanda dos povos indígenas por uma criptomoeda? O contrato não cumpre um dos princípios da administração pública, o da motivação, já que as áreas técnicas não foram consultadas e, portanto, não puderam dizer se o projeto realmente interessa a elas. Nem tudo ali é ruim, mas vários pontos são muito questionáveis. A maior parte dos quase R$45 milhões é para pagar consultorias. E a justificativa disso é suprimir mão de obra do órgão. Ora, temos lutado há mais de um ano para que servidores aprovados no concurso de 2016 sejam chamados”, diz Andrea Parado, presidente da INA.

Assim que assumiu a pasta, Damares Alves, nova Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, ministério responsável pela Funai, suspendeu o contrato, uma TED (Termo de Execução Descentralizada) e foi apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro que tuitou sobre o assunto, alegando que o contrato mostrava como caixas-pretas de governo anteriores estavam sendo desarticuladas, entretanto, o órgão era controlado politicamente (no governo Temer) pelo deputado André Moura (PSC-SE), mesmo partido de Bolsonaro.

Diversas entidades ouvidas pelo jornal Folha de São Paulo reforçam que o presidente a ministra agiram de forma correta no caso, pois o contrato, da forma como foi celebrado, levantava dúvidas e, já quando foi firmado, no final de dezembro de 2018, tanto o procurador chefe da Procuradoria Especializada junto a Funai Álvaro Chagas Castelo, quanto a Diretoria de Proteção Territorial da Funai (DEPT) mostraram-se contrários à proposta. Manifestações que foram acolhidas pelo Ministério Público Federal e pela juíza Federal Jaiza Maria Pinto Fraze que determinou o bloqueio das verbas.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.