Uma empresa chamada Casa anunciou o lançamento de um aplicativo para smartphone que facilita o gerenciamento de um nó da Lightning Network (LN) em qualquer lugar, informou o portal Coindesk.
Lançado na quarta-feira, 03 de julho, o aplicativo Sats App funciona como uma carteira não-custodial que possui algumas características únicas. Além de permitir o gerenciamento de um nó Lightning da empresa, o Casa Node, permite o gerenciamento a partir do smartphone. O CEO da Casa Jeremy Welch disse que a startup lançará em breve um programa de recompensas que premiará os usuários com pequenas quantidades de Bitcoin por meio do aplicativo.
O objetivo do Sats App é ajudar os iniciantes no universo dos criptoativos e no manuseio da LN a ganharem suas primeiras frações de Bitcoin e a fazerem o gerenciamento de um nó com apenas um aplicativo móvel. Isso pode facilitar o uso da LN entre os leigos, visto que a rede ainda é de entendimento bastante complexo.
“Os recursos estão focados em aumentar a adoção dos nós de Bitcoin e da Lightning”, disse Welch em uma entrevista exclusiva ao Coindesk. “Você poderá ganhar Bitcoins se não tiver um nó Casa, mas poderá ganhar mais rapidamente se tiver um nó ativo.”
A startup focada em serviços de segurança lançou vários produtos desde setembro do ano passado, incluindo gaiolas de faraday como dispositivos de proteção e o dispositivo do nó Lightning da Casa. Welch disse que a startup levantou mais de US$3,5 milhões de investidores como Alyse Killeen, Castle Island Ventures, Boost VC e Compound, para citar algumas empresas.
A Casa tem uma equipe de cerca de 25 pessoas e atende clientes em 60 países. Todos executam “milhares de nós ativos”, disse Welch. Esses clientes terão prioridade no acesso ao novo aplicativo esta semana – o acesso público através das lojas de aplicativos lançando no final deste mês.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“É um aplicativo leve, mas permite que você experimente uma gama completa de benefícios – desde ganhar seus primeiros satoshis até operar um nó completo a partir do seu telefone”, disse Welch, que também destacou o alto grau de privacidade do aplicativo.
“É privado, seguro e conecta-se com a rede Tor.”
Recentemente, uma versão beta do aplicativo oficial da Lightning Network foi lançada para sistemas Android e iOS, alcançando 2 mil downloads em poucos dias. O uso de aplicativos pode ser uma forma eficiente de popularizar e difundir o acesso à segunda camada do Bitcoin, aumentando a escalabilidade da blockchain.
A Casa já possui um aplicativo de custódia de multiassinaturas para clientes interessados em tecnologia que desejam proteger quantidades maiores de Bitcoin, chamado Keymaster. Este novo aplicativo móvel foi criado para integrar os entusiastas. O programa de recompensas se chamará SatsBack e dará pequenas frações de Bitcoin para quem cumprir determinadas tarefas.
“Nossa primeira recompensa anunciada do SatsBack será de 20.000 satoshis apenas para conectar seu nó do Casa ao Tor e ao Sats App”, disse Welch.
O objetivo de sua equipe – com recompensas e outros recursos fáceis de usar – é fornecer aos usuários maneiras fáceis de custodiar seus próprios Bitcoins, em vez de mantê-lo em exchanges.
“Estamos tentando tornar a autocustódia mais fácil e acessível para os investidores comuns”, finalizou Welch.
Leia também: Lightning Network tem aplicativo para Apple e Android lançado e atinge mais de 2 mil downloads