De acordo com um relatório do jornal Telegraph do Reino Unido, as plataformas de negociação de criptomoedas têm usado imagens e depoimentos de membros do painel de investidores do Dragons’ Den, programa de televisão do Reino Unido no qual empresários lançam suas ideias de negócios para investidores na esperança de conquistar aporte financeiro para seus projetos, para vender seus produtos. Além de usar publicidade fraudulenta, esses sites fazem alegações absurdas sobre sua própria lucratividade.
Uma dessas plataformas é chamada de Bitcoin Trader. Eles afirmam fornecer um serviço automático para negociar vários criptoativos. De acordo com seus materiais de marketing, é possível ganhar US$13 mil por dia usando seus algoritmos. Isso aparentemente leva apenas 20 minutos por dia.
Para promover seus serviços, a Bitcoin Trader e outros afirmaram ter recebido investimentos de Peter Jones e Deborah Meaden, dois dos Dragons (figuras de sériede tv). Aparentemente, Jones havia investido 2 milhões de libras na Bitcoin Trader. Para isso, ele recebeu uma participação de 25% da empresa. Enquanto isso, Meaden testou o serviço “ao vivo” no programa. Ela investiu apenas 250 libras e, oito minutos depois, transformou seu montante em 350 libras.
De acordo com o Telegraph, ambos Dragons afirmaram que não têm nada a ver com o esquema. Enquanto isso, a Financial Conduct Authority (FCA), agência reguladora financeira do Reino Unido, alertou o público que essas empresas não são regulamentadas.
Em abril, a FCA emitiu um aviso sobre a empresa-mãe de um serviço similar à Bitcoin Trader. Eles afirmaram que a CryptoPoint não havia sido regulamentada no Reino Unido.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Esta firma não é autorizada por nós e tem como alvo pessoas no Reino Unido. Com base nas informações que mantemos, acreditamos que ela está realizando atividades reguladas que exigem autorização.”
Uma vítima das empresas fraudulentas contou ao Telegraph sobre sua provação com a CryptoPoint. O funcionário aposentado disse que foi atraído para se inscrever depois de ver uma notícia falsa online. Ele foi então pressionado por um representante de vendas a investir o máximo de dinheiro possível na plataforma. Ele ficou cauteloso quando o representante começou a solicitar detalhes pessoais específicos de que a tal empresa não precisava.
O aposentado recebeu, desde então, um reembolso parcial da CryptoPoint. No entanto, a empresa manteve 75 libras de um investimento de 300 libras que ele fez. Isso era para cobrir as “taxas” da plataforma – apesar do fato de que elas não faziam nada por ele.
Esta não é a primeira vez que esse golpe é feito usando rostos famosos. Na verdade, não é nem a primeira vez que as estrelas da série de tv britânica foram usadas. Em março, informamos sobre a Bitcoin Trader usando as estrelas da versão irlandesa do programa para promover seus serviços. Os rostos dos famosos magnatas do investimento são claramente pensados para levar consigo o nível de confiança necessário para que uma operação tão fraudulenta seja bem-sucedida.