A CoinShares International Limited, gestora europeia especializada em criptomoedas, anunciou a assinatura de um acordo definitivo de combinação de negócios com a Vine Hill Capital Investment Corp.. O movimento resultará na listagem pública da CoinShares na Bolsa de Valores Nasdaq, nos Estados Unidos, ampliando a presença global da empresa.
A operação avalia a CoinShares em US$ 1,2 bilhão em base pré-dinheiro pro-forma, consolidando-a entre as maiores gestoras de criptomoedas listadas em bolsa no mundo. Atualmente, a companhia administra cerca de US$ 10 bilhões em ativos sob gestão (AuM).
CoinShares na bolsa
De acordo com o comunicado, a CoinShares ocupa a posição de quarta maior gestora global de produtos negociados em bolsa (ETPs) de criptomoedas. A empresa fica apenas atrás de BlackRock, Grayscale e Fidelity. Além disso, lidera o mercado na região da EMEA (sigla para Europa, Oriente Médio e África), com 34% de participação.
Nos últimos dois anos, a empresa registrou crescimento superior a 200% em ativos sob gestão. Por trás desse crescimento estão preços favoráveis de criptoativos, lançamentos de produtos e forte entrada de novos recursos. O comunicado descreve o modelo de negócio da CoinShares como altamente recorrente e rentável, com margem de EBITDA ajustado de 76% no primeiro semestre de 2025 e 68% em 2024.
- Leia também: Ondo lança mercado de ações tokenizadas no Ethereum
Estrutura da operação
Com a conclusão do acordo, os acionistas da CoinShares e da Vine Hill trocarão suas participações por títulos da nova empresa combinada, chamada Odysseus Holdings Limited. A expectativa é que o processo se conclua até o quarto trimestre de 2025. Mas o processo ainda está sujeito a aprovações regulatórias e dos acionistas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Segundo Jean-Marie Mognetti, CEO e cofundador da CoinShares, a listagem nos Estados Unidos não representa apenas a mudança de mercado, mas um passo estratégico para acelerar a expansão da empresa. Mognetti destacou que os EUA são hoje o “centro de gravidade do setor de ativos digitais”. Dessa forma, a operação reforça a ambição de liderança global da gestora.
Já Nicholas Petruska, CEO da Vine Hill, afirmou que a CoinShares reúne características essenciais para crescimento sustentado: liderança de mercado, modelo de negócios escalável, forte geração de caixa e margens consistentes de EBITDA em torno de 70%.
A CoinShares passou de 4 produtos em 2021 para 32 produtos em 2025, abrangendo ETPs de criptomoedas, índices de criptoativos e produtos de ações ligados ao setor digital. Atualmente, mantém uma base diversificada de clientes, que inclui bancos privados, plataformas de gestão de patrimônio e investidores profissionais.