Agora é oficial, segundo a agência de notícias Gulf News, os Emirados Árabes Unidos (EAU) e a Arábia Saudita estão trabalhando em conjunto na criação de uma criptomoeda própria que será usada, inicialmente, para transações transfronteiriças entre as nações. A publicação destaca também que, embora o criptoativo não tenha data definida para ser disponibilizado, o recurso não estará disponível para o varejo ou instituições privadas e seu uso será exclusivo entre bancos.
A CBDC (Central Bank Digital Currency) vem sendo elaborada por meio de uma parceria entre o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos (composto pelos emirados de Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah) e seu correspondente saudita, a Autoridade Monetária da Arábia Saudita (SAMA).
“Plataformas de financiamento coletivas e baseadas em blockchain são um exemplo. Plataformas de financiamento coletivo, por exemplo, ganharam ampla atenção e crescimento nos últimos anos. No banco central dos Emirados Árabes Unidos, começamos a desenvolver regulamentos a esse respeito em 2016, afim de salvaguardar o sistema financeiro e proteger os consumidores, este projeto está em um estágio final”, finalizou.