Ir para o conteúdo
AO VIVO
BITCOIN REVERTENDO PARA ALTA; COMO LUCRAR SE O PREÇO DECOLAR?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Embratel destaca que 5G e blockchain podem impulsionar a Internet das Coisas

  • Por Cassio Gusson
  • - 22/02/2019
  • às 11:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Embratel, uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil, revelou com exclusividade ao Criptomoedas Fácil que vem trabalhando em aplicações que envolvem blockchain e Internet da Coisas (IoT) e, assim como têm apontado inúmeros especialistas, reforçou que a tecnologia 5G tem a capacidade de revolucionar as aplicações baseadas em IoT.

No caso do 5G, existe uma “guerra global” sobre a tecnologia, que inclusive tem motivado o presidente Donald Trump a pedir uma espécie de “boicote ocidental” (até o momento sem sucesso) à empresa chinesa Huawei. No Brasil, para demonstrar o potencial desta nova tecnologia, a operadora de telecomunicações Claro/NET juntou-se justamente com à Huawei e à Rede Globo para fazer a demostração de uma transmissão de vídeo Ultra-HD 8K em uma rede experimental 5G durante a Futurecom 2018.

Publicidade

Sobre blockchain, Eduardo Polidoro, Diretor de Negócios de IoT da Embratel, destacou que a companhia entende que a tecnologia tem grande potencial para uso em IoT, devido, principalmente, à sua característica de imutabilidade.

“Um exemplo de onde já promovemos sua utilização é no segmento de agronegócio. O armazenamento em blockchain de dados importantes e sensíveis durante o plantio traz a possibilidade de um controle de qualidade muito mais efetivo e, consequentemente, um potencial de diferenciação da qualidade dos produtos – mesmo que sejam commodities – seja na produção, transporte ou armazenamento. Isso traz efetivamente mais valor e receita para os produtores, tradings, e outros agentes no segmento. Outra potencial utilização de Blockchain está no setor de saúde, no qual, por meio de sensores de temperatura, umidade e luz, é possível garantir que produtos sensíveis tenham sido transportados e armazenados corretamente até a hora de seu consumo. Isso é válido, por exemplo, para vacinas que necessitam resfriamento contínuo e medicamentos que oxidam quando expostos à luz”, afirmou.

Polidoro explicou também o porque da importância da rede 5G, que, como tem mostrado o Criptomoedas Fácil, pode ser um divisor de águas no setor de telecomunicações e representar a verdadeira base para o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT).

“Acompanhamos os desenvolvimentos em 5G e ele faz parte de nossa estratégia. O 5G trará a possibilidade de novas aplicações que precisam de baixíssima latência, como carros autônomos. No entanto, ainda podemos ganhar muita eficiência usando as redes 4G; ainda há muito trabalho a ser desenvolvido em IoT usando 4G.  Estamos prestes a lançar comercialmente as redes NB-IoT e CAT-M, que trazem muitos ganhos em relação às redes 2G e 3G. Com o consumo baixo de energia dos dispositivos NB-IoT ou CAT-M, muitas aplicações novas serão criadas. Um exemplo simples que facilita a visualização desse cenário está na coleta seletiva. Poderíamos ter uma coleta seletiva eficiente, na qual o caminhão passa recolhendo o lixo somente quando a lixeira está cheia, e não quando ainda não foi completamente utilizada. Isso só é possível com o uso de sensores que funcionam à bateria. Essa aplicação é possível com as novas redes NB-IoT e CAT-M de baixo consumo”, finalizou.

Publicidade
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, barba

Ao Criptomoedas Fácil, a ANATEL disse que o 5G significa um aumento na eficiência das telecomunicações como um todo e as redes estão sendo projetadas para possuírem baixa latência e capacidade para suportar grande número de conexões simultâneas, com baixo consumo de energia. Por essa razão, existem condições mais propícias para a expansão do uso de dispositivos IoT, que devem ser integradas com aplicações em blockchain para diferentes processos, desde negociações máquina-a-máquina à remuneração aos usuários por fornecimento de dados e poder computacional.

Leia também: Pesquisa mostra que blockchain trará quase US$1 bilhão para a indústria de telecomunicações até 2023

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.