Elon Musk, CEO da Tesla e dono da rede social X, venceu um processo federal que o acusava de fraudar investidores por meio da promoção e negociação de Dogecoin (DOGE). De acordo com a acusação, os prejuízos com a suposta manipulação poderiam superar os US$ 250 bilhões.
A decisão legal, emitida por um juiz distrital dos EUA em Manhattan, marca um desenvolvimento significativo para Musk e a comunidade de criptomoedas. Curiosamente, a DOGE revê alta de 1,1% nesta sexta-feira (30), sendo uma das duas únicas criptomoedas do Top 10 a se valorizar.
Musk vence processo em acusação de manipulação
De acordo com uma reportagem da Reuters, o processo abrangia tanto Musk quanto a Tesla, mas ambos venceram a ação. No processo, os acusadores apontaram que os tuítes de Musk sobre a DOGE fizeram o preço da criptomoeda disparar.
Além disso, os investidores alegaram que Musk e a Tesla se envolveram em negociação com informações privilegiadas e usaram truques publicitários. Com isso, eles conseguiram aumentar o preço da criptomoeda em mais de 36.000%, mas depois permitiram que a DOGE se desvalorizasse.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O processo alegou que o CEO da Tesla lucrou vendendo a criptomoeda em seu pico após orquestrar os movimentos do mercado. Só que o Juiz Distrital dos EUA, Alvin Hellerstein rejeitou a acusação e acatou os argumentos da defesa de que não havia provas concretas de que a Tesla ou Musk eram donos das carteiras que venderam as DOGE na alta.
Dessa forma, o juiz entendeu que muitos grandes investidores se envolveram em manipulações no preço da DOGE. Mas nenhuma das carteiras pertence a Musk ou a Tesla.
Entenda o caso
O processo detalhou como o CEO da Tesla supostamente manipulou o valor de mercado da DOGE por meio de várias ações de alto perfil. um dos argumentos da acusação foi a aparição em 2021 no programa “Saturday Night Live” da NBC, onde ele chamou a DOGE de “trapalhada”.
Junto com esse caso, o processo colocou a decisão de Musk, abril de 2023, de substituir temporariamente o logotipo do X (então Twitter) pelo cachorro Shiba Inu. Mascote oficial da DOGE, a substituição fez o preço da memecoin subir 30%, e o processo alegou que essa manobra permitiu que Musk vendesse DOGE a um preço inflacionado.
No entanto, o juiz concluiu que os demandantes não forneceram provas suficientes de que essas atividades constituíam fraude ou que as declarações do CEO da SpaceX nas redes sociais tinham a intenção de enganar os investidores.
Por outro lado, os advogados de Musk argumentaram que os tuítes e declarações públicas do bilionário sobre a criptomoeda eram “inócuos e muitas vezes tolos”, em vez de um esforço calculado para criar um esquema de pirâmide ou manipular o mercado.
Eles afirmaram que o comportamento de Musk nas redes sociais, incluindo sua conhecida afinidade por memes, não era uma violação da lei de valores mobiliários. A equipe jurídica argumentou ainda que os demandantes não demonstraram nenhuma ligação direta entre a atividade de Musk nas redes sociais e movimentações de carteiras de DOGE.
Semana agitada e impactos na DOGE
Ao mesmo tempo, o X anunciou que fechará sua sede em São Francisco no dia 13 de setembro. Curiosamente, a data cai em uma sexta-feira, o que se alinha com a data supersticiosa de sexta-feira 13.
Enquanto isso, o preço da DOGE se recuperou após o anúncio, com os compradores conseguindo tomar o controle do mercado. Até o fechamento desta matéria, o preço do DOGE estava sendo negociado a US$ 0,1006, um aumento de 1,1% em relação ao nível de suporte.
Além disso, de acordo com um analista, Trader Tardigrade, a DOGE atingiu o pico da tendência de baixa. O analista de criptomoedas sugere que o preço do Dogecoin está agora deixando o padrão de reversão, o que sinaliza a chegada de um movimento de alta.