Depois do ChatGPT da OpenAI, e do Bard do Google, está chegando ao mercado um novo chatbot baseado em Inteligência Artificial (IA). Trata-se do Grok, chatbot criado pela startup de IA do bilionário Elon Musk, xAI.
De acordo com o anúncio de Musk no X (antigo Twitter), o Grok tem o intuito de ser um assistente de pesquisa que não só vai responder a “quase tudo”, incluindo “perguntas picantes”, como também vai sugerir quais perguntas fazer.
“Ele [o Grok] também responderá a perguntas picantes que são rejeitadas pela maioria dos outros sistemas de IA”, disseram Musk e xAI. “Grok foi projetado para responder perguntas com um pouco de inteligência e tem uma veia rebelde. Então, por favor, não o use se você odeia humor!”
Além disso, a equipe da xAI informou que o chatbot vai trabalhará para desenvolver salvaguardas confiáveis a fim de evitar “formas catastróficas de uso malicioso”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Grok chega ao mercado para competir com ChatGPT
Grok também afirma ter algumas vantagens sobre outros chatbots. Isso inclui, por exemplo, conhecimento do mundo em tempo real e a coleta de feedback para garantir que esteja em construção uma ferramenta que beneficie ao máximo toda a humanidade.
“Acreditamos que a IA tem um imenso potencial para contribuir com um valor científico e econômico significativo para a sociedade. Por isso, trabalharemos no sentido de desenvolver salvaguardas fiáveis contra formas catastróficas de utilização maliciosa.”
A startup disse ainda que o Grok-1, o modelo por trás do Grok, superou o ChatGPT 3.5 quando testado em matemática, codificação e vários outros parâmetros acadêmicos:
“Ele só é superado por modelos que foram treinados com uma quantidade significativamente maior de dados de treinamento e recursos computacionais como o GPT-4.”
Por fim, a empresa informou que o chatbot só teve um período de treinamento de dois meses e ainda é um produto beta muito inicial. Portanto, ainda pode gerar informações falsas ou contraditórias.
O protótipo Grok está atualmente disponível apenas para um número limitado de usuários nos EUA, mas estará acessível por US$ 16 no X Premium Plus.