O Banco Central de El Salvador publicou, nesta segunda-feira (9), um relatório sobre o volume de remessas que entraram no país em 2022. O documento, que detalha inclusive a moeda ingressada, relata que as criptomoedas desempenharam um papel igualmente relevante no país.
De acordo com a entidade financeira, El Salvador recebeu um total de R$ 37 milhões em remessas entre janeiro e novembro de 2022. Isso representa um crescimento de 3,4% em relação ao ano anterior. Além disso, as remessas familiares, enviadas para contas bancárias, representam um total de 31,2%, enquanto 65% correspondem a remessas que foram “sacadas em dinheiro”.
Ainda de acordo com o relatório, foram recebidosR$ 605 milhões por meio de carteiras digitais de criptomoedas. Esse número representa uma participação de 1,7%. O percentual do Banco Central é calculado de acordo com as remessas recebidas pela Chivo, a carteira estatal.
O informe do Banco Central segue as recomendações do FMI ao incluir os números oficiais sobre criptomoedas no país. Está mesma recomendação é seguida pelo Brasil desde 2019.
Bitcoin Bonds
Além disso, os tão aguardados títulos de Bitcoin, ou Bitcoin Bonds, prometidos pelo governo de El Salvador, devem demorar mais alguns meses para chegar ao mercado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Embora o lançamento estivesse previsto para março de 2022, os títulos lastreados em BTC do governo só devem chegar em 2023, isso se o cenário do mercado de criptoativos apresentar uma melhora.
De acordo com o que noticiou o CriptoFácil, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou pela primeira vez os Títulos de Bitcoin (ou “Volcano Bonds”) em novembro de 2021.
O anúncio aconteceu apenas dois meses após El Salvador se tornar o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda de curso legal. Na época, o ministro das Finanças do país, Alejandro Zelaya, informou que o lançamento dos títulos ocorreria entre os dias 15 e 20 de março. No entanto, o governo não chegou a dar nenhum anúncio oficial. No dia 23 de março, Zelaya informou que o governo estava “aguardando o momento certo para o lançamento”.
- Leia também: Crise: Bitcoin perdeu 70 mil milionários em 2022