El Salvador pretende avançar ainda mais em sua adoção do Bitcoin (BTC). Pouco mais de um ano após tornar o BTC moeda de curso legal, a nação da América Central prepara mais novidades.
Os legisladores do partido de Nayib Bukele, presidente do país, parecem determinados a avançar na aprovação de mais de 50 leis com foco em reformar todo o arcabouço legal que sustenta as negociações no país centro-americano. Entre outros pontos, eles pretendem incluir o Bitcoin como uma das formas permitidas para negociações entre nações.
De acordo com o deputado do partido Novas Ideias, William Soriano, ainda falta mais integração para impulsionar o Bitcoin. E os deputados pretendem fazer isso atraindo também investimentos estrangeiros.
El Salvador e o Bitcoin
Conforme explicou Soriano, as 52 leis em questão estão em “processo de aprovação” e a maioria foi proposta pelo próprio Bukele.
“Queremos não apenas permitir o Bitcoin como moeda legal no país, mas também criar uma estrutura legal. A ideia é que ela nos permita obter o melhor desempenho [do BTC] e atrair todo o investimento que pudermos para o país”, disse Soriano.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Ainda segundo ele, o arcabouço legal que eles buscam passa por mudanças e aspectos legais que precisam ser diferentes dos atuais. Na prática, a mudança vai facilitar o investimento estrangeiro em El Salvador. O parlamentar destacou também que ainda é “muito cedo” para ver a abrangência do Bitcoin na economia salvadorenha. No entanto, ele disse que se uma pequena parte do valor de mercado do BTC for investida no país, o Produto Interno Bruto (PIB) de El Salvador se multiplicará “exponencialmente”.
De acordo com Soriano, o BTC é capaz de “beneficiar diretamente o turismo e também as remessas”. Em sua perspectiva, o “marketing” do BTC permite que o mundo saiba “onde El Salvador está localizado”. Soriano sustenta, ainda, que os salvadorenhos “perderam o medo do Bitcoin”. Apesar de nem todos usarem a criptomoeda, de fato, todos os comerciantes permitem pagamentos com Bitcoin.
“Acho que o Bitcoin vai desenvolver várias indústrias (…). Conseguimos dobrar a receita no turismo e isso também é graças ao Bitcoin”, disse.