Ir para o conteúdo
AO VIVO
O BITCOIN VAI CAIR FORTE! O GRANDE MOMENTO PARA VENDER É AGORA?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Editor chefe de importante revista sobre geopolítica destaca ZCash e criptomoedas como o futuro da economia

  • Por Cassio Gusson
  • - 09/10/2018
  • às 18:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Foto: CriptoFacil
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Moises Naim, editor chefe da revista Foreign Policy, a principal publicação mundial sobre geopolítica, destacou, em uma coluna no jornal Estado de São Paulo, o poder das criptomoedas na construção de uma nova economia digital. Perguntando “o que vai acontecer com o dinheiro?”, Naim aborda como o dinheiro físico vem cedendo cada vez mais espaço para o dinheiro virtual, seja na forma de cartões de crédito, criptomoedas, telefones inteligentes e diversos outros meios de pagamento digital.

Naim destaca que na Suécia, 93% das transações já são feitas por meio de transferências eletrônicas diretas, com um aplicativo chamado Swish que, além de facilitar a vida do cidadão, é uma ferramenta imensamente importante para o governo pois, como toda a transação é registrada, é possível que as autoridades saibam exatamente para onde o dinheiro está indo, o que não é possível saber com o dinheiro físico.

Publicidade

É neste ponto que o autor destaca a Zcash:

“Quando se recebe uma nota de US$100, não há meios de saber quem foi seu dono antes nem quem será depois. A ZCash promete o mesmo: anonimato em toda a cadeia de usuários de suas ‘moedas'”, destaca Naim, argumentando que esta característica específica da criptomoeda é o principal problema visto pelos governos quando abordam o assunto.

“E os governos têm razão para estarem alarmados, uma vez que o potencial desestabilizador de plataformas como ZCash é ilimitado. Transportar US$10 milhões em dinheiro por fronteiras e aeroportos é logisticamente complicado e legalmente arriscado. Com a ZCash, pode-se transportar qualquer quantia, a qualquer hora, para qualquer destino, instantâneamente e sem precisar usar incômodas maletas cheias de notas”, diz.

No entanto, Naim acredita que a tendência é que os governos percam um pouco de sua capacidade de controlar o fluxo global de capitais e que, tal qual a internet rompeu as barreiras de tempo e espaço, as criptomoedas vão romper, aos poucos, as fronteiras na circulação de capitais e que, independente do “sucesso” das critpomoedas como meio de pagamento, uma coisa é certa, o dinheiro físico tende a tornar-se cada vez mais obsoleto.

Publicidade

“Os governos começam lentamente a entender os desafios implicados em novas tecnologias como ZCash (…) É arriscado dizer que esse controle (do governo sobre o fluxo de capitais) poderá ser mantido indefinidamente. (…) Ainda não sabemos se o futuro pertence às tecnologias transparentes como o Swish ou às opacas como a ZCash. O mais provável é que ele venha a ser compartilhado pelas duas, dependendo do país e do setor da economia. De uma coisa, porém, já não há dúvida: no século 21, será mais fácil encontrar notas e moedas em museus do que em nossos bolsos”, finaliza.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.