A economia brasileira está melhorando, de acordo com os especialistas. Ao menos, é o que indica o Relatório FOCUS, divulgado pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira, dia 03 de agosto.
O Relatório FOCUS é um documento elaborado semanalmente pelo Banco Central, no qual a opinião de diversos economistas relevantes é compilada. Assim, é possível entender o rumo econômico do país, através de opiniões conceituadas.
Dessa forma, os economistas estão prevendo uma melhora do PIB brasileiro para 2020, em relação aos relatórios anteriores. Além disso, houve manutenção das previsões anteriores para a cotação do Dólar, neste ano. Por isso, a moeda americana continuará cara.
PIB despenca menos em 2020, segundo economistas
No Relatório FOCUS mais recente, a previsão é de que o PIB de 2020 cairá cerca de 5,66%. Apesar da forte queda, o número é melhor do que o da semana anterior, que era de 5,77%.
Outra questão importante, em relação ao PIB, é o fato de que o Brasil não está entre os países com pior desempenho. Pelo contrário: quem vai sofrer mais são os países desenvolvidos, como EUA, Reino Unido, França e Alemanha. Esses dados são fornecidos pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), e indicam quedas acima de 10%.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
No entanto, vale ressaltar que, para a OCDE, o PIB do Brasil vai cair 7,4%. O FMI, por sua vez, prevê um cenário mais catastrófico, com queda de 9,1%.
Dólar deve fechar o ano na casa dos 5 Reais
A cotação do Dólar, ao final do ano, será de R$ 5,20, de acordo com os especialistas.
Deste modo, a previsão das últimas sete semanas é mantida, em relação à moeda norte-americana. Isso significa que o Dólar continuará custando muito aos brasileiros, com reflexo no preço de diversos produtos. Os eletrônicos e os automóveis, em especial, sofrem com o preço do Dólar elevado, assim como quaisquer outros bens de alta tecnologia.
Vale ressaltar que o Dólar está caro devido ao momento de instabilidade ocasionado pela pandemia do COVID-19. Nesses momentos de incerteza, os investidores tendem a investir na moeda americana, em detrimento de moedas fracas, como é o caso do Real.
Atualmente, o Dólar está cotado em R$ 5,32, após disparar no início da semana.
Leia também: 99 lança carteira digital que será integrada ao PIX
Leia também: Blockchain ajuda corretora de câmbio brasileira a fugir da crise no turismo
Leia também: Banco Central libera testes para pagamentos via WhatsApp