Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Criptomoedas

Economista-chefe do Itaú alerta que nova CPMF pode estimular o uso de criptomoedas

  • Por Luciano Rocha
  • - 21/08/2019
  • às 18:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Economista-chefe do Itaú alerta que nova CPMF pode estimular o uso de criptomoedas
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Um novo imposto nos moldes da antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) pode impulsionar a desbancarização e o uso de criptomoedas. A declaração partiu do economista-chefe do banco Itaú Mário Mesquita.

Em sua fala no evento Macroeconomia em Pauta, realizado nesta terça-feira, 20 de agosto, em São Paulo, Mesquita alertou que o novo imposto sobre transações financeiras presente na proposta de reforma tributária do governo pode trazer “diversos problemas”. O economista citou a desbancarização e o aumento no uso de criptomoedas como os principais riscos da aprovação do novo imposto.

“O imposto [sobre transações financeiras] tem muitos problemas. Do jeito que ele foi formulado pode trazer um incentivo grande para a ‘desbancarização’. Pode trazer o maior uso de criptomoedas, ou qualquer outra coisa que saia do sistema financeiro que pode ser monitorado pelas autoridades fiscais”, analisa Mesquita.

Desbancarização e sonegação

O economista citou que criar um novo imposto sobre transações financeiras é trocar um problema por outro. A antiga CPMF, extinta em 2007, tinha problemas que foram os grandes responsáveis pela sua revogação. Segundo Mesquita, a alíquota mais alta do novo imposto pode criar incentivos para a sonegação e o uso de meios de transações financeiras que não são monitorados pelo Estado.

“A contribuição financeira (CPMF) tinha problemas, tanto que ela caiu. Com a alíquota do jeito que tem sido proposta, há o risco de perder a capacidade de monitorar. Um dos poucos aspectos positivos da antiga CPMF é que, com uma alíquota pequena, as pessoas não fugiam e ai você usava aquela trilha para monitorar fluxos e facilitava a arrecadação de outros impostos.”

De acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva, 45 milhões de brasileiros não possuem contas em banco ou não fazem movimentações em suas contas há mais de seis meses. Entre a população que não utiliza instituições financeiras no país, 59% são mulheres e 41% homens. Com números tão altos e com a maior difusão das criptomoedas entre a população, a probabilidade do novo imposto resultar em menos arrecadação e mais fugas dos bancos é considerável.

Conforme relatou o CriptoFácil, diversos economistas e especialistas jurídicos apontaram que as reformas fiscais conduzidas pelo governo de Jair Bolsonaro – como o Imposto Único – podem impulsionar a adoção do Bitcoin como meio de pagamento e para outras transações financeiras.

Leia também: Diretor do Itaú destaca que blockchain é fundamental para o futuro do banco

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.