O presidente dos Estados Unidos Donald Trump fez sua quarta nomeação para a Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) do país. O nome escolhido, de acordo com a Coingape, foi Elad Roisman, um republicano do Maine.
Essa pode ser uma decisão muito favorável para o mercado de ativos digitais. Em uma audiência perante o Comitê Bancário do Senado norte-americano em julho, Roisman tocou no que será uma série de decisões marcantes sobre criptomoedas feitas pela Comissão, dizendo:
“A SEC deve examinar e reexaminar suas regras, regulamentos e diretrizes para garantir que eles ainda estejam trabalhando como pretendido para cumprir a missão do órgão. Isso se manifestou mais recentemente em áreas como proteção de dados e segurança cibernética, bem como o surgimento de novos investimentos e tecnologias, como ofertas iniciais de moedas (ICOs) e blockchain. É essencial que a SEC aborde esses novos desafios de maneira justa e transparente, ofereça clareza e segurança aos mercados e investidores, e aplique as leis e regulamentos que responsabilizam os participantes do mercado.”
Com a nomeação de Elad Roisman, agora, a equação na SEC pode tornar-se bastante favorável para o mercado de ativos digitais. A comissão passa a contar com os seguintes membros – Jay Clayton (I), Comissário – Robert Jackson, Jr. (D), Comissário – Hester Peirce (R), Comissário – Elad Roisman (R).
Hester Peirce, inclusive, causou um grande otimismo ao atuar como dissidência na decisão da SEC de negar os últimos pedidos de aprovação de ETFs baseados em Bitcoin, no mês passado.
A configuração a favor dos criptoativos e da aprovação de um ETF parece ser de 3-1, com o Presidente – Jay Clayton, a Comissária – Hester Peirce e o Comissário – Elad Roisman favorecendo as criptomoedas (com base em suas declarações presentes e passadas, o que não garante um posicionamento igual no futuro).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O único comissário que provavelmente votaria contra seria Robert Jackson, Jr. visto que já teve posição semelhante no passado, bem como mostrou pouco apoio a um ETF de Bitcoin ou aos criptoativos em geral. Ele votou contra a aprovação do pedido dos irmãos Winklevoss na revisão da SEC e tudo indica que ele também vai se opor ao pedido da SolidX/CBOE.