A empresa de desenvolvimento Blockchain Consensys, dona da popular carteira de criptomoedas MetaMask, anunciou nesta terça-feira (11) o lançamento de uma nova rede chamada Linea, na mainnet, que tem como objetivo escalar ainda mais a rede Ethereum.
Linea é uma cadeia de Camada 2 que utiliza zk-Rollups para dimensionamento e é compatível com aplicativos do ambiente de programação Ethereum Virtual Machine (EVM). Os rollups da camada 2 (L2) trabalham agrupando transações antes de enviá-las à rede principal para a sua conclusão.
Como resultado, os zk-rollups podem processar milhares de transações em um lote. Em seguida, enviam apenas alguns dados resumidos mínimos para a rede principal. Essas soluções permitem que os desenvolvedores implantem facilmente o código escrito para o EVM.
De acordo com o anúncio, a versão alfa de seu pacote zkEVM integrará seus parceiros testnet esta semana e abrirá a rede ao público durante a conferência EthCC da próxima semana.
Linea da Consensys
O lançamento da Linea ocorre após uma fase de testes bem-sucedida, em que a solução recebeu atenção significativa dos usuários. Segundo o anúncio, durante os testes, Linea se tornou um dos maiores projetos ativos na testnet Goerli. Durante esta fase, participaram 5,2 milhões de carteiras únicas, executando mais de 41 milhões de transações em apenas três meses.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Conforme destacou Consensys, a Linea visa oferecer uma solução econômica para desenvolvedores e usuários de aplicativos Ethereum. Os custos de transação são até 15 vezes mais baratos que o Ethereum Layer 1. Além disso, a solução é compatível com o Ethereum Virtual Machine (EVM) e se integra às ferramentas de desenvolvedor existentes no Ethereum.
“O próximo capítulo do web3 será escrito em Ethereum L2s, e o Linea está prestes a se tornar um importante ambiente de execução L2 confiável para dApps escaláveis”, disse Joe Lubin, fundador e CEO da Consensys.
Por fim, o anúncio informou que a carteira MetaMask e outras ferramentas de desenvolvedor como Infura, Diligence e Hyperledger Besu operarão com a rede. A Linea também se associou à Nansen a fim de fornecer análises de dados on-chain para desenvolvedores e investidores.
Além disso, o Linea integrará o Nansen Query, dando aos usuários a capacidade de explorar informações detalhadas sobre atividades de rede, incluindo recursos como agregados de entidades.