A dominância de mercado do Ethereum atingiu 13,5%, marcando seu nível mais baixo desde março de 2021. Esse declínio ocorre em contraste com o aumento da participação de mercado do Bitcoin, que atingiu 57%, o maior índice desde o mesmo período.
O recuo do Ethereum é particularmente notável. Afinal, a sua dominância de mercado chegou a 18% antes do evento “The Merge” que ocorreu em setembro de 2022. Na ocasião, o protocolo fez a transição do mecanismo de consenso Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS), abandonando o processo de mineração.
No mercado de criptomoedas, a dominância de uma moeda refere-se a razão do valor de mercado dela pelo valor de mercado cumulativo de todas as criptomoedas juntas. É, portanto, uma maneira de enxergar quão grande é uma determinada moeda em relação ao restante do mercado de cripto.
Ethereum perde dominância após The Merge
Após a atualização “The Merge”, a participação de mercado do Ethereum vem caindo de forma constante, enquanto o Bitcoin retomou terreno. Essa diferença de desempenho entre as duas principais criptomoedas chama a atenção dos analistas.
De acordo com os analistas de mercado, existe uma crescente concentração do mercado em torno do Bitcoin. Enquanto isso, outras criptomoedas, como o Ethereum, por exemplo, perdem espaço.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Ao passo que isso ocorre, criptomoedas como Solana e BNB têm mantido suas posições no mercado, com Solana alcançando 3,2% de participação e BNB com 3,8%. Já a USDT (Tether), uma das principais stablecoins, teve uma queda de dominância de 7,8% no final de 2022 para 5% atualmente.
O declínio da dominância do Ethereum ter relação com uma série de fatores, incluindo a competição de outras plataformas de contratos inteligentes e a crescente popularidade de soluções de segunda camada (layers 2). No entanto, muitos observadores do mercado ainda veem potencial de crescimento para o Ethereum, especialmente em função do seu ecossistema robusto e da ampla adoção de suas soluções descentralizadas.
Apesar da queda de participação de mercado, o Ethereum continua sendo a principal plataforma para contratos inteligentes, DeFi (finanças descentralizadas) e NFTs (tokens não fungíveis). Dessa forma, o seu impacto na indústria de blockchain permanece significativo.
O preço do Ethereum recuou cerca de 2,0% nas últimas 24 horas e 2,6% nos últimos 30 dias, de acordo com dados do CoinGecko. No momento da redação desta matéria, a maior altcoin do mercado está custando US$ 2.572.