Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Diretor de tecnologia da Dataprev fala sobre parceria com a Receita Federal para uso da blockchain

  • Por Luciano Rocha
  • - 27/11/2018
  • às 18:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Diretor de tecnologia da Dataprev fala sobre parceria com a Receita Federal para uso da blockchain

Na última semana, a Receita Federal (RFB) anunciou uma Portaria que abre caminho para a criação de um sistema de compartilhamento de dados em blockchain. No mesmo dia, o órgão anunciou o lançamento do projeto bCPF, que facilita o compartilhamento de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O bCPF é resultado da parceria entre a Receita Federal e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Esta última é responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Criptomoedas Fácil conseguiu uma entrevista exclusiva com Matheus Belin, Diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev. Formado em Engenharia da Computação pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal, em Campo Grande (MS), e mestre em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e Automação pela Universidade de Brasília, Belin ocupa o cargo na Dataprev desde julho do ano passado. Ele nos trouxe mais detalhes sobre o bCPF e o impacto que ele vê no uso da blockchain no serviço público.

O surgimento da ideia

Belin afirmou que a união entre a Dataprev e a RFB surgiu ainda em 2018. Neste ano, a empresa começou a inovar processos e serviços no primeiro semestre. No segundo semestre, o relacionamento com a RFB foi ampliado com o objetivo de verificar a “existência de projetos de grande relevância para modernização tecnológica do país”.

“Com esse espírito, a Dataprev, como um grande braço tecnológico do Governo Federal, fechou essa parceria com a Receita Federal no sentido de implantar a rede blockchain para o Cadastro Nacional de Pessoas Física, intitulado bCPF, que foi apresentado no dia 21/11 durante o evento dos 50 anos da Receita Federal do Brasil”, afirmou Belin.

Ele também destaca o pioneirismo da RFB na criação do bCPF, sendo a Dataprev uma parceira nessa transformação como braço de serviços e tecnologia.

“Nossas equipes trabalharam na elaboração do ambiente tecnológico e na modelagem, desenho e implantação dos serviços, que hoje operam nas melhores infraestruturas de nuvem e de data center do Governo Federal.”

Por fim, Belin citou o terceiro parceiro na criação do projeto: o Conselho de Justiça Federal (CJF), que atuou na parte de validação e implantação, tendo um papel crucial.

“O CJF foi o primeiro a implantar o nó distribuído, fazendo todos os testes de conectividade para validação do ambiente do bCPF. E com esse trio, conseguimos alcançar o sucesso absoluto no projeto”, disse Belin.

Uso do bCPF no tratamento dos dados

Belin também falou sobre o uso do bCPF. A princípio, as diretrizes determinam que ele será utilizado apenas entre instituições do governo. O uso pelos cidadãos – de forma similar ao e-CPF, produto acessível a pessoas físicas – ainda não está nos planos.

Falando no e-CPF, o diretor de tecnologia fez uma importante distinção entre as duas tecnologias. Enquanto o e-CPF destina-se a identificar uma pessoa física por meio de certificado digital, de forma inequívoca, o bCPF foi criado para propiciar trocas seguras de informações.

“A solução bCPF é uma solução única, pois além de usar mecanismos mais seguros e modernos para a troca de informações, cria também a possibilidade de estabelecer regras de negócio nesse compartilhamento. Já o e-CPF tem outra finalidade, que é identificar, por meio de um certificado digital, pessoa física, de forma inequívoca. Ele permite também a realização de transações eletrônicas seguras”, afirmou Belin.

Belin também afirmou que a rede utilizada será uma blockchain própria, controlada pela RFB. Mas não especificou informações sobre qual blockchain é essa.

Governo digital

No mundo inteiro, a proposta de serviços digitais de governos, ou governos digitais, ganha mais força. Seja como forma de baratear custos e reduzir as dívidas dos estados, seja para otimizar processes e reduzir burocracia. No Brasil, a discussão também ganhou força.

Belin tocou nesse ponto ao falar sobre a GovCloud, plataforma de serviços em nuvem para governos lançada pela Dataprev em agosto. E dentro da plataforma, há uma seção intitulada Blockchain.

“Por meio dele nossos parceiros de governo poderão estabelecer redes de blockchain, operando em nossa plataforma Govcloud, de forma simples e transparente”, afirmou Belin.

Impacto da blockchain

Perguntamos a Belin se a tecnologia blockchain poderia ser utilizada em outras áreas, como a Seguridade Social – área de atuação direta da Dataprev, e ele foi bastante enfático em sua resposta: sem nenhuma dúvida.

“Não tenha dúvida disso. A blockchain é uma tecnologia tão revolucionária no conceito de colaboração, confiança e segurança, que a questão não é se vamos usar, mas quando vamos usar. É fato que o compartilhamento de informações é extremamente necessário para termos um governo mais moderno, menos burocrático suscetível a fraudes.”

Belin também revelou que a Dataprev acompanha a tecnologia blockchain há três anos e acredita que o uso dela na esfera federal só tende a aumentar.

“Muitos ainda não usam a tecnologia pelo desconhecimento, receio ou por falta de equipes qualificadas para entender e desenhar o negócio. Nesse sentido, acreditamos que o caso do bCPF fará a abertura de portas para que outros órgãos ousem apostar nas iniciativas de blockchain”, finalizou o diretor.

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.