A DHL, uma das maiores empresas de logística do mundo, anunciou uma parceria com a BMW, gigante mundial de fabricação de veículos, que visa implementar uma plataforma blockchain destinada a rastrear a cadeia de suprimentos. Segundo o World Energy Trade, o Centro de Inovação da DHL na Ásia e no Pacífico e o Gabinete de Inovação do BMW Group em Cingapura trabalharam juntos em uma prova de conceito do projeto e lançaram um vídeo da iniciativa.
A plataforma atua de forma a conciliar e disponibilizar em um ambiente comum os dados de rastreabilidade das empresas, tendo em vista que, segundo o anúncio, cada uma delas tem um procedimento próprio.
“Enquanto cada organização tem seus próprios sistemas que exigem reconciliações manuais para combinar dados de envio e intervenção humana em caso de atraso ou quebra, uma plataforma blockchain privada permite que estes dados sejam compartilhados mais rápido e uniformemente tornando as informações da DHL compatíveis com a BMW em toda a cadeia de suprimentos, desde a pré-produção até a concessionária e a entrega ao usuário final”, diz o anúncio.
De acordo com a DHL, os sistemas baseados em blockchain criam uma logística mais rápida e mais enxuta, além de trazer transparência para todas as partes da cadeia de fornecimento, pois torna possível “ver o progresso de entrega das mercadorias, status de documentos alfandegários e outros dados”, e conclui que “a adoção em todo o setor terá um impacto significativo, reduzindo atrasos, fraudes e custos em toda a cadeia de suprimentos”, finaliza.
Leia também: BMW, Intel e Nielsen firmam parceria com aceleradora de blockchain do governo de Cingapura