A Binance, uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo, anunciou que realizará a conversão de diversos tokens para USDC (USD Coin), com parte do processo de deslistagem (remoção) dos tokens. A lista de ativos envolvidos no processo de exclusão inclui Monero (XMR), Bitcoin Gold (BTG), Multichain (MULTI) e MobileCoin (MOB).
De acordo com o anúncio da Binance, a conversão levará em conta os saldos dos usuários em suas carteiras no momento do snapshot (“captura de tela”), que ocorrerá em 2 de setembro de 2024. A Binance informou ainda que só deve concluir o processo de conversão e concessão do crédito equivalente em USDC nas carteiras dos usuários até 1º de março de 2025.
Remoção da Monero na Binance
A Monero é a maior criptomoeda em valor de mercado entre os ativos que a Binance vai remover. Com um valor de mercado de US$ 2,77 bilhões, a Monero é a 33ª maior criptomoeda. Nas últimas 24 horas, o preço da criptomoeda caiu 0,1%, de acordo com dados do CoinGecko, para US$ 149. A decisão da Binance de remover a Monero tem a ver com as questões de privacidade da moeda.
Moedas de privacidade são criptomoedas projetadas para aumentar o anonimato das transações. Elas usam várias técnicas criptográficas para ocultar detalhes de transações, como endereços e valores, tornando extremamente difícil rastrear ou vincular transações a indivíduos específicos.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Embora os defensores argumentem que essas moedas protegem a privacidade dos usuários, por trazerem anonimato semelhante ao dinheiro, os críticos apontam seu potencial para uso ilícito em áreas como pagamentos de ransomware e lavagem de dinheiro.
Binance lista tokens afetados e prazos de retirada
Os usuários que possuem os tokens listados abaixo devem estar cientes dos prazos para retirada dos mesmos. A Binance permitirá a retirada dos tokens até o dia 1º de setembro de 2024, às 23:59 (UTC). Após esse período, as retiradas não estarão mais disponíveis. Os tokens impactados pela conversão são:
- Bitcoin Gold (BTG)
- Bitcoin Standard Hashrate Token (BTCST)
- Bitshares (BTS)
- District0x (DNT)
- Groestlcoin (GRS)
- Hegic (HEGIC)
- MobileCoin (MOB)
- Monero (XMR)
- Monetha (MTH)
- Multichain (MULTI)
- Navcoin (NAV)
- Sologenic (SOLO)
- Spartan Protocol (SPARTA)
- Symbol (XYM)
- Tribe (TRIBE)
Detalhes da Conversão
A conversão será baseada na taxa de câmbio média entre os tokens e USDC durante o período de conversão, que vai de 2 de setembro de 2024, às 00:00 (UTC), até 1º de março de 2025, às 23:59 (UTC). Após a conclusão da conversão, a Binance atualizará os usuários por meio de um anúncio e enviará um e-mail separado para todos os afetados, informando sobre o processo concluído e as taxas médias aplicadas durante o período.
Todos os usuários que possuem qualquer um dos tokens listados acima em suas carteiras Binance receberão uma notificação por e-mail até o dia 19 de agosto de 2024, às 23:59 (UTC).
A Binance não suportará mais depósitos dos tokens mencionados. Assim, qualquer depósito realizado não será creditado na conta do usuário.
As retiradas dos tokens dependerão das condições de rede e disponibilidade. Após essa data, não será mais possível transferir os tokens das contas Binance para carteiras externas.
Conforme informou a exchange, essa movimentação faz parte da estratégia da Binance de adaptar seus serviços às necessidades do mercado e garantir maior liquidez para seus usuários.