Os desenvolvedores do Ethereum estão aquecendo seu processo de testes para a próxima atualização da rede, intitulada Dencun. De acordo com a equipe, a atualização deve chegar em 2024, e o primeiro teste está marcado para janeiro. A Dencun é um marco importante que promete adicionar capacidade de armazenamento na rede. OU seja, aumentar a escalabilidade.
Durante a reunião quinzenal do grupo, realizada na última quinta-feira (21), os desenvolvedores discutiram que têm como meta de lançamento o dia 17 de janeiro. Nessa data, a rede de testes Goerli deve começar a rodar através da Dencun. Essa atualização permitirá o “proto-danksharding”, que reduz as taxas para rollups da camada 2.
Com essa redução, a Dencun promete tornar o uso do Ethereum e das segundas camadas ainda mais barato. Além disso, ela vai dimensionar a blockchain aumentando o espaço para “blobs” de dados.
“Obviamente, se encontrarmos um problema importante ou algo maluco antes disso, sempre poderemos cancelar”, disse Tim Beiko, líder de suporte de protocolo da Fundação Ethereum. “Isto significaria que, idealmente, publicaríamos o aviso do fork em algum momento durante a semana de 8 de janeiro, para que as pessoas tenham pelo menos uma semana para atualizar.”
- Leia também: Opções de Bitcoin na CME atingem máximo histórico
Cronograma da atualização do Ethereum
A Dencun foi originalmente planejada para sair no último trimestre de 2023, mas os desenvolvedores adiaram para 2024, citando as complexidades de engenharia da atualização.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Os desenvolvedores também discutiram um cronograma preliminar para a atualização de testes do Dencun, com o objetivo de executar outra rede de teste, Sepolia. Esta rede deve chegar em 31 de janeiro, enquanto a rede de teste Holesky está programada para 7 de fevereiro, e então proceder à implantação das mudanças na rede principal no final de fevereiro.
Essas datas podem mudar dependendo do resultado das bifurcações da testnet, alertaram. A Dencun será a primeira grande atualização desde Shapella no início deste ano, que permitiu retiradas de ETH em staking nos protocolos. Sua chegada inicia uma nova fase de desenvolvimento do Ethereum, que terá como foco aumentar a escalabilidade da blockchain.
- Leia também: Stacks (STX) pode ter alta de 20% até o final do ano