Os desenvolvedores principais da blockchain Ethereum implementaram a atualização Dencun, que incorpora o proto-danksharding (EIP-4844), na testnet (rede de testes) Goerli. Essa implementação servirá como precursora para o lançamento esperado na mainnet (rede principal).
Uma testnet é uma rede que imita blockchains e é usada para testar aplicativos e atualizações importantes antes que possam ser colocadas em operação em uma rede principal.
De acordo com o anúncio, os desenvolvedores do Ethereum implementaram a atualização Dencun na rede de testes Goerli às 6h32 UTC (3h32 BRT) nesta quarta-feira (17). Em seguida, informaram sobre a atualização em uma transmissão ao vivo.
Atualização Dencun do Ethereum
No entanto, a atualização encontrou obstáculos, incluindo uma possível “divisão de cadeia” devido a problemas na capacidade de sincronização dos clientes entre si. As equipes de clientes devem investigar o problema e emitir uma correção.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Enquanto isso, a rede está aguardando a finalização da correção. Os desenvolvedores esperam que a correção dos problemas aparentes ocorra nos próximos dias.
Vale ressaltar que problemas nos clientes geralmente surgem em testnets durante atualizações críticas. Normalmente, as equipes de clientes resolvem bugs de sincronização antes do lançamento na mainnet.
Em preparação para essa transição, a equipe de desenvolvimento do Ethereum optou por uma abordagem gradual, implementando inicialmente a atualização em várias testnets. Hoje, ela foi implantada na Goerli, a primeira testnet para a atualização Dencun.
Os próximos passos de implementação incluem a ativação do Dencun na testnet Sepolia em 31 de janeiro, seguida pela testnet Holesky em 7 de fevereiro. O lançamento final na mainnet está previsto para o final do primeiro trimestre de 2024.
- Leia também: Bitcoin se mantém estável, mas está na ‘corda-bamba’
O que é o Dencun?
A característica central desta implementação do Dencun (na Goerli) é a introdução da Proposta de Melhoria do Ethereum EIP-4844. Trata-se de um mecanismo de transação inovador conhecido como “ephemeral blobs” ou proto-danksharding.
Essa abordagem permite o armazenamento temporário e o acesso de dados fora da rede pelos nós do Ethereum para reduzir as demandas de armazenamento.
Espera-se que isso diminua substancialmente os custos de transação para aplicativos descentralizados (dApps) do Ethereum, beneficiando especialmente as redes Layer 2 rollup.
O preço do Ethereum manteve-se relativamente estável nas últimas 24 horas, tendo valorizado 0,1%, de acordo com dados do CoinGecko. No momento da redação desta matéria, a segunda maior criptomoeda do mercado está custando US$ 2.541.