Ir para o conteúdo
AO VIVO
O BITCOIN VAI CAIR FORTE! O GRANDE MOMENTO PARA VENDER É AGORA?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Desenvolvedor do Ethereum afirma que o Petro é uma cópia da Dash

  • Por Luciano Rocha
  • - 05/10/2018
  • às 15:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Foto: CriptoFacil
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Os leitores familiarizados com a criptomoeda Dash devem reconhecer algumas particularidades do ativo. Envio instantâneo, combinação de consenso, masternodes, algoritmo de mineração X11 e assim por diante. No entanto, esses elementos também foram encontrados no recém publicado white paper do Petro, a criptomoeda da Venezuela. E isso chamou a atenção de pelo menos um leitor atento, o desenvolvedor de Ethereum Joey Zhou.

Zhou levou ao seu perfil no Twitter uma comparação entre as duas moedas, anunciando que “o novo token Petro da Venezuela é um clone descarado (pelo menos a página 11 do whitepaper)”. Ele então ressaltou um gráfico que é proeminente, tanto no whitepaper (página 13 no PDF) quanto no Github da Dash.

Publicidade

Sob o título “Descrição Técnica” (Seção 11.6, “Implantando o Tenecia”), o whitepaper do Petro parece propor uma combinação consensual de algoritmos de Prova-de-Trabalho (PoW) e Proof-Of-Stake (PoS), que é semelhante à utilizada pela Dash. O Petro começa alocando 85% de suas recompensas para “nós maestros”, ou masternodes, e deixa o restante para os usuários.

Centralização e plágio

A Superintendencia Nacional de Criptoactivos y Actividades Conexas (Sunacrip), entidade autônoma que supervisiona os assuntos relacionados à criptomoedas na Venezuela, aparece com destaque no whitepaper do Petro. Embora a moeda supostamente tenha masternodes, uma parte fundamental na governança, a Sunacrip detém um grande poder. Por exemplo, é permitido alterar o consenso de acordo com a “conveniência” da rede. No entanto, o whitepaper afirma que os masternodes “tomarão decisões na rede e apoiarão transações realizadas por eles mesmos”. O que pode soar como uma contradição.

Embora possa haver indícios de plágio, muitos podem argumentar que a Venezuela poderia ter adotado a Dash ao invés de criar uma cópia. O país já tem uma história com a Dash e, ainda neste ano, a criptomoeda registrou um aumento de preço de dois dígitos, aparentemente devido à uma corrida de venezuelanos para escapar de uma hiperinflação, que chega a 1.000.00%.

Publicidade

Um mergulho ainda mais profundo no Petro mostra o que parece ser um padrão quando se trata de semelhanças. De fato, tanto o envio instantâneo quanto a mineração de Dash foram utilizadas no Petro. O “envio instantâneo de transações, um avanço inovador com um impacto significativo comparado às criptomoedas existentes” é descrito no whitepaper. Essa frase omite, é claro, que a Dash também possui transações instantâneas.

Em resumo, a acusação de plágio é mais uma polêmica que envolve a criptomoeda estatal da Venezuela, cujo anúncio oficial de venda foi realizado pelo presidente Nicolás Maduro no dia 1º de outubro.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.