Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Dificuldade em queda

Desde 2011 não é tão fácil minerar Bitcoin, indicam dados

  • Por Luciano Rocha
  • - 20/07/2021
  • às 06:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Desde 2011 não é tão fácil minerar Bitcoin, indicam dados
Foto: Unsplash
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Um novo ajuste na dificuldade de mineração do Bitcoin (BTC) ocorreu no final de semana. Como resultado, houve mais uma queda na dificuldade, desta vez de 4,81%. É a quarta queda consecutiva na dificuldade de mineração de BTC, uma sequência que não era vista desde 2011.

Agora são exatos 51 dias de queda consecutiva na dificuldade de mineração. O maior período de queda ocorreu entre agosto e novembro de 2011, quando a dificuldade de mineração caiu oito vezes seguidas.

Publicidade

Bitcoin (BTC)

Hash rate desabou 50%

O ajuste de dificuldade é a ferramenta utilizada pela blockchain do BTC para controlar o poder computacional e a mineração dos blocos. Essencialmente, o ajuste torna mais difícil ou mais fácil encontrar os blocos.

Para isso, a rede toma como base o tempo que cada bloco levou para ser descoberto. Depois que este cálculo é feito, ela calibra a dificuldade, de forma automática, a cada 2.016 blocos (cerca de duas semanas).

Publicidade

Desde que a China iniciou sua campanha contra mineradores, o poder de processamento (hash rate) do BTC desabou. A rede saiu de 25 terahashes por segundo (TH/s) para os atuais 13 TH/s.

Nesse ínterim de dez anos, uma outra sequência negativa ocorreu em 2018. Na ocasião, o hash rate caiu três vezes consecutivas entre novembro e dezembro.

Precisamente, a queda de dificuldade atual foi de 49,21%, valor que, embora seja elevado, não superou os 51,54% de queda em 2011. Naquela época, a dificuldade saiu de 1,89 milhão de TH/s em agosto para 1,09 milhão de TH/s no bloco 155.232. Em seguida, o hash rate começou a se recuperar.

Publicidade

Recuperação está a caminho?

Assim como ocorreu em 2011, o hash rate do BTC aos poucos dá sinais de recuperação. Afinal de contas, os mineradores  aos poucos vão realocando suas máquinas da China para outros países.

Por outro lado, a queda na dificuldade tornou mais fácil minerar BTC e abriu oportunidade para antigas máquinas. Isto é, mineradoras que estavam obsoletas logo passaram a ser lucrativas, ainda que temporariamente.

Bitcoin (BTC)

Publicidade

Por fim, a mineração passou a ser uma atividade mais descentralizada, o que reduziu os riscos de concentração em um único país. A China, por exemplo, hoje responde por apenas 46% do hash rate do BTC, antes 65% em maio.

No momento da escrita deste texto, os principais pools de mineração foram a VIABTC, Antpool, Poolin, F2Pool e BTC.com. O grupo controla cerca de 59,4% do hash rate global da rede. Em seguida surge o grupo formado por Binance, Foundry e Slushpool, que possuem 21,9% do hash rate.

Leia também: Stablecoin lastreada no Real é lançada na rede Solana 

Publicidade

Leia também: Guia: como montar um time no Axie Infinity

Leia também: Bitcoin ameaçado: envio de BTC a exchanges e fechamento semanal preocupam

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.