Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Mercado

Departamento de Justiça dos EUA abre investigação contra ataque hacker à FTX

  • Por Luciano Rocha
  • - 28/12/2022
  • às 11:20
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Departamento de Justiça dos EUA abre investigação contra ataque hacker à FTX
Foto: Depositphotos

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) iniciou uma investigação sobre o suposto ataque hacker contra a FTX em novembro. Na ocasião, conforme noticiou o CriptoFácil, a exchange perdeu cerca de US$ 400 milhões em criptomoedas por causa do roubo.

De acordo com a Bloomberg, o DoJ pretende investigar a natureza do ataque em todos os sentidos. Ou seja, identificar e prender quem fez a ação e saber o motivo do ataque.

O suposto hacker roubou os fundos em 11 de novembro, algumas horas depois que a FTX entrou com pedido de recuperação judicial com base no Capítulo 11. Até a manhã de 12 de novembro, no entanto, o invasor continuou retirando grandes quantias das carteiras da FTX. 

Para muitos usuários da exchange, o ataque foi uma farsa criada por Sam Bankman-Fried (SBF), ex-CEO da FTX. O objetivo seria desviar a atenção dos problemas que a exchange enfrentava e que tiveram como resultado o seu colapso. No entanto, não há provas do envolvimento de SBF na ação.

  • Leia também: Maior banco da Rússia anuncia a emissão dos primeiros ativos digitais lastreados em ouro

Conversão de criptomoedas após ataque

De acordo com a empresa de análise de blockchain Elliptic, os hackers trocaram grandes quantidades de criptomoedas após o ataque. Essa é uma tática normalmente vista em grandes roubos, já que o dinheiro roubado de carteiras FTX era trocado por Ethereum por meio de trocas descentralizadas.

Em 20 de novembro, a Chainalysis afirmou que o dinheiro da plataforma de criptomoeda roubada estava “em movimento” e passou do Ether (ETH) para o Bitcoin (BTC). De fato, o hacker chegou a enviar 255 BTC para a OKX, valor que corresponde a R$ 22,4 milhões na cotação atual.

Na época, chegou-se a cogitar de que o dinheiro foi entregue à Comissão de Valores Mobiliários das Bahamas. Só que a Chainalysis publicou um relatório desmentindo essa alegação

“Relatórios de que os fundos roubados da FTX foram enviados à Comissão de Valores Mobiliários das Bahamas estão incorretos. Alguns fundos foram roubados e outros fundos foram enviados aos reguladores, os fundos foram transferidos de ETH para BTC e provavelmente misturados antes de uma tentativa de saque”, disse a empresa.

  • Leia também: Bitcoin e Ethereum permanecem estáveis. BNB, OKB e APE registram alta, XRP e Solana caem

Entenda

O ataque ocorreu logo depois que os problemas com a FTX começaram a ficar claros. Ainda no dia 7 de novembro, SBF afirmava que a exchange não corria risco de falir e chamou de “calúnia” os supostos boatos nesse sentido.

Quatro dias depois, no entanto, a exchange finalmente entrou com pedido de recuperação judicial depois de sofrer uma onda de saques. No mesmo dia, poucas horas depois do pedido, o hacker invadiu a plataforma e roubou os fundos.

Uma hora após o ataque, o Conselheiro Geral da FTX, Ryan Miller, foi ao seu Twitter e disse que a FTX estava investigando anormalidades nas suas carteiras. Em seguida, o executivo confirmou a invasão.

“A FTX foi hackeada. Os aplicativos FTX estão afetados por malwares, exclua-os. O bate-papo está aberto. Não acesse o site FTX, pois ele pode baixar cavalos de Tróia”, escreveu Miller no canal da FTX no Telegram.

Ainda não está claro se o hack do FTX teve a mão de alguém da empresa ou se o seu colapso deu uma oportunidade para os hackers assumirem o controle. De acordo com o DoJ, o hacker pode pegar até 10 anos de prisão pelo roubo – se, claro, as autoridades descobrirem sua identidade.

  • Leia também: Solana cai para seu preço mais baixo em 2 anos

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.