A décima segunda edição da Campus Party Brasil, maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, reuniu mais de 120 mil pessoas nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo, nos dia 13 a 17 de fevereiro. Só de “campuseiros” acampados foram cerca de 8 mil pessoas.
Bitcoin, blockchain e criptomoedas foram um dos pontos altos do evento, que contou com a participação de representantes de importantes projetos no ecossistema cripto/blockchain, como Decred, Waves e IOTA. Além disso, importantes players nacionais como a exchante 3Xbit também marcaram presença.
“Neste ano, nossa proposta principal foi oferecer ao campuseiro a oportunidade de absorver e colocar em prática todo o conhecimento adquirido. Construímos esse evento em parceria com o público, que nos ajudou a pensar em nomes e atrações que contemplassem os mais diversos gostos e interesses. Saímos imensamente satisfeitos por termos conseguido ser uma plataforma de compartilhamento de ideias e de formação e consolidação de comunidades que, certamente, ajudarão a repensar e moldar o nosso futuro enquanto sociedade. Acreditamos que a Campus Party não termina no fechamento dos portões, ao contrário, ela ganha o mundo”, explica Tonico Novaes, diretor da MCI Brasil e responsável pela Campus Party Brasil.
Uma campanha criada pela Campus Party, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), culminou na arrecadação de mais de 20 toneladas de resíduos eletrônicos, tais como monitores, CPUs, impressoras, teclados, aparelhos celulares e de ar condicionado, caixas de som, notebooks e outros acessórios de informática.
Todos os resíduos arrecadados serão levados para os Centros de Recondicionamento de Computadores do MCTIC e, posteriormente, doados a pontos de inclusão digital, como bibliotecas, escolas públicas e telecentros espalhados em todo o território nacional.
Outro destaque da #CPBR12 foi o Campus Summit, espaço que permitiu, pela primeira vez, a troca de informações e conhecimentos entre executivos e campuseiros. O espaço abrigou dois eventos: a 7ª edição do Latin America Meetings & Events Conference (LAMEC), cujo tema foi “Humano como sempre, tecnológico como nunca”, e o Cybersec e LGDP, com foco na experiência de empresas, empreendedores e cientistas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A experiência de reunir profissionais do mercado e jovens que buscam seu espaço para debater e trocar experiências em áreas do conhecimento como Open Innovation, Cyber Security, Data Protection and Privacy, Blockchain e Artificial Intelligence foi bastante enriquecedora e, certamente, resultará em ganhos para todos”, comenta Ney Neto, director de inovação da MCI e da Campus Party.
A #CPBR12 sediou a primeira etapa de sua liga amadora de eSports. As competições terão etapas regionais, com a final nacional no início do próximo ano na #CPBR13. O vencedor da final nacional é classificado automaticamente para disputar a final mundial da liga amadora numa Campus Party internacional.
Leia também: Blockchain e criptomoedas marcam presença na Campus Party Natal