Após quatro anos de desenvolvimento, a Decentralized Pictures – um novo projeto da lendária produtora americana Zoetrope de Frances Ford Coppola – está se preparando para entrar no ar.
O projeto é exatamente o que parece – uma plataforma descentralizada que aproveita blockchain e tokens digitais para selecionar filmes para financiamento e apoio à produção. A versão beta do aplicativo de financiamento de filmes ainda está sendo finalizada e está a semanas de lançar a betanet de sua plataforma blockchain subjacente. É a primeira organização sem fins lucrativos 501 (c) (3) a emitir ativos digitais de acordo com a Securities Act de 1933.
A tecnologia Blockchain tem sido apresentada como uma ferramenta para abrir e nivelar instituições de todos os tipos. O mercado cinematográfico – um mundo isolado onde o caminho para um lançamento no cinema geralmente se abre por meio de conexões pessoais, apresentações e conhecimento interno – pode ser um teste revelador.
A descentralização vai para o cinema
A Decentralized Pictures, ou DCP, foi co-fundada por Roman Coppola , filho de Francis e escritor de filmes aclamados pela crítica, como Moonrise Kingdom e o próximo The French Dispatch . Os co-fundadores Michael Musante, vice-presidente de produção e aquisições da American Zoetrope, e Leo Matchett, o engenheiro de cinema ganhador do Emmy, juntam-se a Coppola no projeto.
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“Há algo na ideia de que as decisões em Hollywood são feitas sobre quais filmes financiar e produzir em parte com base no que foi feito antes. E às vezes pode dificultar o surgimento de ideias novas e inovadoras ”, disse Musante ao The Defiant. Terceirizar a tomada de decisões para uma comunidade descentralizada pode elevar os filmes que, de outra forma, não receberiam a atenção que merecem, disse ele.
Estimulados pelo lançamento do Ethereum em 2015, os fundadores começaram a trabalhar no projeto há cerca de quatro anos. O DCP agora está testando sua aplicação em um ambiente EVM (Ethereum Virtual Machine) com um token ERC-20 que ele chama de FILMCredit. FILMCredits são usados para financiar taxas de inscrição e recompensar membros da comunidade, bem como apostar e minerar na plataforma, com usos adicionais por vir.
Para sua competição beta, o DCP solicitou inscrições de alunos da University of Southern California e da Ghetto Film School , uma organização sem fins lucrativos com filiais em Los Angeles, Nova York e Londres. Também recrutou alunos e ex-alunos da USC e GFS para avaliar as submissões dos alunos. O vencedor – a ser anunciado em outubro – receberá US $ 20,000 em financiamento do fundo DCP e uma reunião com os parceiros da agência de talentos da DCP.
A betanet também será aberta aos mineradores até o final deste mês. Depois disso, Matchett prevê a abertura da aplicação DCP ao público em geral no quarto trimestre, com FILMCredits disponíveis para compra na plataforma e através de trocas de criptomoedas. Os participantes da plataforma também poderão ganhar FILMCredits por meio da revisão de inscrições e questionários.
Outro Kickstarter?
À primeira vista, é fácil ver o DCP basicamente como um Kickstarter com uma dose de marketing descentralizado. Na verdade, seu modelo é bem diferente. Não solicita contribuições financeiras diretamente dos membros da plataforma.
Em vez disso, mantém seu próprio fundo para fornecer subsídios aos cineastas cujas inscrições recebem as críticas mais positivas da comunidade descentralizada. A comunidade ganha tokens por revisar os envios de filmes e participar da plataforma.
O processo de eleição da plataforma DCP começa quando um cineasta envia um filme. Existem competições em categorias específicas, bem como inscrições gerais. O interessado deve pagar uma taxa de inscrição – chamada de recompensa – em FILMCredits, que são pagos dinamicamente de forma ponto a ponto aos membros da comunidade que revisam o projeto.
Quando um filme é selecionado com base em suas críticas, o inscrito receberá um prêmio em dinheiro para cobrir alguns ou todos os custos de produção. O premiado também obtém acesso ao serviço de matchmaking da DCP, que conecta o cineasta com produtores e talvez financiadores adicionais. Isso ajuda os cineastas a superar dois obstáculos comuns: financiamento e conexões.
Primeiro, justiça. “Estamos distribuindo muito dinheiro e queremos provar que o processo de votação foi justo e transparente, auditável e imutável. Blockchain nos dá o benefício disso ”, disse ele.
Em segundo lugar, raridade. Um banco de dados regular pode ser alterado – um número infinito de tokens pode ser criado. A transparência do Blockchain não permite isso.
Terceiro, eficiência. A rede descentralizada permite que o DCP distribua tokens dinamicamente para centenas ou milhares de revisores instantaneamente, evitando uma situação em que “o selo no envelope vale mais do que o cheque dentro”, disse Matchett .
O que há para a realeza de Hollywood?
Que participação teria uma dinastia cinematográfica como os Coppolas – com Oscar, Globo de Ouro e duas Canne Palme d’Ors em seu nome – em um empreendimento como o DCP? Por que perturbar o status quo de Hollywood, que, afinal, os considera realeza?
A resposta pode ser descobrir o que levaria mais pessoas ao cinema atualmente.
O DCP foi concebido principalmente como um novo caminho para a aquisição de talentos, em vez de um remédio para as vendas fracas de bilheteria, de acordo com Matchett. Ainda assim, o declínio constante das vendas de ingressos se agiganta no contexto circundante. A Covid-19 foi um duro golpe para o setor, mas mesmo antes disso, as vendas caíram por quase duas décadas.
A receita da indústria cinematográfica global de US$ 42,5 bilhões, sem dúvida, diminuiu devido a serviços de streaming como o Netflix. Mas alguns especialistas do setor dizem que o streaming não é tudo, apontando, por um lado, para um recorde de baixa audiência para o Oscar e o Globo de Ouro nos últimos anos. Isso pode ser um sinal claro de que o interesse na tela grande está diminuindo.
Os líderes da indústria cinematográfica estão cada vez mais preocupados com o duelo de fluxos de receita que prejudicam os lucros. Em julho, a Associação Nacional de Proprietários de Teatros criticou publicamente o lançamento simultâneo de Black Widow pela Disney nos cinemas e em sua plataforma de streaming Disney +. As vendas de ingressos do filme despencaram 68% em sua segunda semana, a pior queda de todos os tempos para um filme do universo cinematográfico da Marvel.
Preço de um ingresso
Analistas da indústria dizem que produções de grande orçamento não podem recuperar os custos sem uma longa exibição nos cinemas. Outros rebatem que Hollywood está fora de contato com o público – especialmente a geração Y – e deveria se preocupar menos com streaming e mais em fazer filmes que valham o preço de um ingresso.
Marc Van Holt, um estudante de graduação da USC e participante do teste beta do DCP, disse que o problema de Hollywood é a falta de perspectivas variadas e que não é nada novo. O diretor de 28 anos, de origem libanesa, entrou no concurso com seu projeto Home . O filme é sobre “duas almas que se conectam em um mundo dominado pela guerra”, disse Holt ao The Defiant. Ele espera ganhar o concurso principalmente por “apoio financeiro muito necessário para poder contar histórias que importam”.
A descentralização pode fornecer a janela para a cabeça do público que falta à indústria cinematográfica?
Shawn Robbins, analista principal da BoxOffice.com . Disse ao The Defiant: “O conceito [DCP] é intrigante e pode oferecer novas percepções sobre os interesses do consumidor”. No entanto, “a logística, como qualquer coisa, seria um desafio – especialmente dados os muitos milhões de dólares que custa para produzir, comercializar e distribuir em nível global”.
Mesmo depois de um filme ser aprovado pela comunidade DCP, ele não é gratuito para casa.
“A competição não é para garantir que seu filme será feito”, disse Musant. “É uma competição por parte ou todo o financiamento do seu projeto e apoio à produção.” No entanto, ele continuou: “Esses são projetos que passaram pelo desafio de nosso processo de revisão. De certa forma, uma das coisas que mais atrai a nossa rede de parcerias é que se trata de projetos em fase de desenvolvimento que já contam, essencialmente, com uma base de fãs ”.
O algoritmo do DCP não é uma simples contagem de gostos e desgostos. As resenhas são ponderadas de acordo com a reputação do resenhista, que é conquistada, basicamente, pela escolha de filmes que fazem sucesso. Os membros com destaque na indústria do cinema podem herdar essa reputação quando ingressam. Depois disso, Matchett disse, seu peso será determinado – e pode diminuir – da mesma maneira que o de todos os outros.
A plataforma será moderada para conteúdo considerado impróprio, como pornografia e discurso de ódio. Matchett e Musante apontam que a comunidade terá a palavra final sobre se o conteúdo é categorizado de qualquer maneira.
Nos estágios iniciais do DCP, “o conselho [de diretores] ficará de olho na votação para garantir que não haja quaisquer anomalias ou fraude ou trapaça, mas mesmo nesse estágio, seguiremos a vontade da comunidade”, Musante disse.
Quebrando o molde do estúdio
Matchett e Musante afirmam que a DCP dá as boas-vindas aos fãs de cinema de todos os matizes para participarem da plataforma e esperam lançar filmes em todos os gêneros. Musante disse que está particularmente interessado em projetos que não se encaixam facilmente nos moldes de estúdio padrão.
Para ilustrar, ele puxou um exemplo direto dos arquivos do filme de Coppola: Getting Apocalypse Now feito nos anos 70 se tornou uma lenda . É um filme sobre a Guerra do Vietnã, mas o mais importante é uma meditação cerebral e alucinatória sobre a guerra em si, com poucas cenas de combate. Isso foi definitivamente uma ruptura com a tradição do que os filmes de guerra deveriam ser. E Francis Coppola, em grande parte, teve que financiar sua produção por conta própria. Mas, obviamente, o filme agora considerado uma obra-prima retornou seu investimento muitas vezes.
“Esse tipo de ideia é o que esperamos elevar na Descentralized Pictures”, disse Musante.
RD Danes é um jornalista residente nos Estados Unidos que cobre a convergência da tecnologia com a sociedade, a cultura e a economia.
O artigo foi escrito e publicado pelo The Defiant.
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.
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