A Dash anunciou que o DashPay passou por atualizações na qual será possível ao usuário registrar seu nome no serviço de carteiras.
Embora a medida pareça ir contra os objetivos de privacidade da Dash, a empresa destacou que a implementação preserva a privacidade e vai permitir envio mais fácil de valores.
Novo DashPay
A empresa postou em seu canal do YouTube um vídeo da demo do novo recurso de carteira de nome de usuário.
Assim, no vídeo, os usuários podem ver um breve tutorial e uma explicação sobre como será o processo de registro de nome de usuário no DashPay.
Como ilustra o vídeo, a nova forma de pagamento permite alterar os endereços longos da carteira por nome de usuário. Desta forma, os contatos possam enviar dinheiro facilmente apenas com o nome de usuário do destinatário, sem precisar digitar o endereço da carteira.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Tutorial
No vídeo, o DashPay explica que a identidade dentro da blockchain não será mais limitada apenas ao endereço da wallet. Já que o novo sistema de nome de usuário também permitirá que o proprietário da carteira adicione uma foto de perfil, nome para exibição e uma breve biografia.
Também é explicado que, uma vez registrado o nome de usuário, é necessário pagar uma pequena comissão de R$ 4, usada para armazenar com segurança os dados na rede.
Uma vez confirmado, o nome de usuário será armazenado permanentemente na blockchain e não poderá ser alterado.
Vale ressaltar que esse novo sistema de pagamento se baseia em contatos e não em endereços de wallet.
Logo, assim que um pagamento for feito a uma pessoa, ele poderá ser adicionado como contato para pagamentos futuros. Assim, evitando que o emissor precise copiar e colar o endereço do portfólio.
Preocupações com a privacidade
Por outro lado, em uma publicação do Reddit, um usuário que compartilhou o vídeo mostrou preocupação com a privacidade. Isso porque, segundo ele, uma das maiores preocupações dos usuários é que suas identidades agora estejam diretamente vinculadas ao seu endereço.
“Este não é um serviço centralizado que todos vendem como inovação. Aqui você cria sua própria conta de usuário do DashPay, descentralizada, sem permissão e sem censura no livro imutável do Dash”, disse.
O DashPay é um dos vários DApps que estão sendo desenvolvidos na plataforma Dash, para que qualquer outro aplicativo também possa acessar e usar nomes de usuário. Os usuários poderão fazer login na rede Dash com a referida identidade por meio de um aplicativo ou site de qualquer plataforma que utilize os serviços oferecidos.
Novo DashPay não é “novo”
Esse tipo de sistema, no entanto, não é novidade. Anteriormente, o Namecoin foi um dos primeiros a implementar esse tipo de sistema, registrando nomes de domínio para endereços de carteira.
O Ethereum Name Service (ENS) também implementou esse serviço, oferecendo domínios .eth.
Além disso, o serviço também é muito parecido com o recentemente anunciado PayID da Ripple. Trata-se de um sistema de código aberto que permite que o usuário receba pagamentos usando nomes no estilo de e-mail.
Leia também: Empresa que debochou do Bitcoin vai à falência um ano depois
Leia também: Lendário investidor afirma que Bitcoin será apagado por governos
Leia também: App permite comprar ações da Tesla, Apple e outras com criptomoedas