Changpeng Zhao, mais conhecido como CZ, recebeu uma proibição vitalícia de gerenciar ou operar a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo. Quem confirmou a informação foi o atual CEO da exchange, Richard Teng, em entrevista ao portal Axios. A decisão faz parte de um acordo judicial entre Zhao e as autoridades norte-americanas.
Inicialmente, acreditava-se que CZ ficaria afastado da gestão da Binance por alguns anos. No entanto, conforme revelou Teng na entrevista, a proibição é definitiva.
“Sob os termos do acordo, CZ está proibido de qualquer envolvimento presente ou futuro na operação ou administração da empresa”, afirmou um porta-voz da Binance ao site Decrypt.
Apesar de afastado da gestão, CZ ainda mantém sua posição como maior acionista da Binance. Isso significa que ele continuará a exercer seus direitos como investidor. Richard Teng explicou que CZ, como acionista, poderá acompanhar o desempenho da empresa e, se não estiver satisfeito, poderá sugerir mudanças. Isso inclui, por exemplo, a nomeação de um novo CEO ou conselho de diretores.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Os acionistas sempre têm o direito de apresentar resoluções”, destacou Teng.
CZ banido de se envolver com gestão da Binance
A saída de CZ da Binance ocorreu há cerca de 10 meses, após ele ter se declarado culpado por acusações de lavagem de dinheiro. Além disso, CZ assumiu a responsabilidade por erros cometidos durante sua gestão. Sua decisão de deixar o cargo de CEO uma tentativa de salvar a empresa em meio às crescentes pressões regulatórias. Teng, que antes ocupava o cargo de chefe global de mercados regionais, assumiu a liderança da exchange após a renúncia de CZ.
O fundador da Binance deve concluir sua sentença de prisão em setembro deste ano. Em sua mensagem de despedida nas redes sociais, ele afirmou que planeja se dedicar a novos projetos no setor de criptoativos e tecnologia, mencionando possíveis investimentos em blockchain, DeFi, inteligência artificial e biotecnologia.
“Estou feliz por finalmente ter mais tempo para olhar para o DeFi”, escreveu CZ, acrescentando que não pretende voltar a ser CEO de uma startup no futuro.
O token nativo da Binance, o BNB, não sofreu um grande impacto após a entrevista que informou sobre o “banimento” de CZ nas atividades da Binance. De acordo com dados do CoinGecko, nas últimas 24 horas, o preço do criptoativo recuou 0,6%, em linha com o mercado cripto como um todo. No momento da redação, o BNB está custando US$ 504,79.