Início » Últimas Notícias » CZ apaga tuíte onde alertava sobre movimentações em carteiras de exchanges
Binance

CZ apaga tuíte onde alertava sobre movimentações em carteiras de exchanges

CZ apaga tuíte onde alertava sobre movimentações em carteiras de exchanges
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao” apagou um tuíte escrito em 13 de novembro sobre movimentações feitas por carteiras de exchanges. CZ publicou a mensagem na época em que as exchanges Gate.io e Crypto.com realizaram uma polêmica operação entre si.

Na época, a Crypto.com enviou 320 mil Ether (ETH) para um endereço ligado à Gate.io, mas a movimentação ocorreu por engano. A exchange recebeu críticas por seu desleixo com a segurança dos fundos e CZ escreveu a seguinte mensagem sobre o caso:

Publicidade

“Se uma exchange tem que mover grandes quantidades de criptomoedas antes ou depois de demostrarem seus endereços de carteiras, isso é um sinal de problemas. Fique longe. Fique “safu”, afirmou CZ na ocasião.

Tuíte de CZ não consta mais no seu perfil. Fonte: Reprodução.

Tuíte de CZ não consta mais no seu perfil. Fonte: Reprodução.

No entanto, a mensagem não consta mais no perfil oficial de CZ no Twitter, o que significa que o CEO da Binance provavelmente apagou a mensagem. Ainda não está claro o motivo pelo qual CZ poderia ter feito isso.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Binance realizou movimento semelhante

Uma das razões pode ser o fato de que a própria Binance realizou um movimento parecido 15 dias depois do caso da Crypto.com. Em 28 de novembro, a Binance movimentou 127.351 Bitcoins (BTC) para uma carteira de fora da sua plataforma.

Na época, a exchange afirmou que a movimentação tinha o objetivo de atender a uma reivindicação da empresa que auditava as reservas da exchange. Essa empresa era a Mazars, que depois anunciou que não prestaria mais auditorias para exchanges de criptomoedas.

CZ prestou esclarecimentos a respeito da movimentação e disse que fazia parte da auditoria. O objetivo era provar para a empresa que a Binance tem controle sobre os BTC transferidos.

Publicidade

“Isso faz parte da Auditoria de Comprovação de Reserva. O auditor exige que enviemos uma quantia específica para nós mesmos para mostrar que controlamos a carteira. E o resto vai para um novo endereço”, afirmou Zhao. 

Pau que dá em Chico…

Ou seja, o endereço de fato pertencia à Binance, só que se tratava de uma nova carteira criada com o objetivo de facilitar a auditoria. Mas o problema é que no caso da Crypto.com e da Gate.io, o mercado especulou que a transferência também era para comprovar a Prova de Reservas.

As duas exchanges eventualmente negaram a informação, mas CZ criticou o movimento com base nessa justificativa. Só que o CEO da Binance fez exatamente a mesma coisa: mover grandes quantidades falando que foi pedido do auditor.

Publicidade

Vale frisar que não existe nenhuma ilegalidade ou irregularidade nesse movimento e, portanto, ninguém cometeu um crime. Mas o fato de que a Binance realizou a operação que o CZ criticou, somado ao fato do CEO ter apagado a mensagem no Twitter, soa estranha. Afinal, ele criticou as suas concorrentes por uma movimentação que ele mesmo fez na sua empresa.

O CriptoFácil entrou em contato com a Binance para apurar as razões pelas quais CZ apagou a mensagem, mas não recebeu resposta até o momento. Este texto será atualizado caso a Binance dê algum posicionamento.

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil