Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

CVM: regulamentação para crowdfunding não atinge ICOs

  • Por Milton Leal
  • - 17/07/2017
  • às 14:53
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
CVM

O superintendente de desenvolvimento de mercado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Antonio Berwanger, disse nesta segunda-feira, 17 de julho, em entrevista exclusiva ao Criptomoedas Fácil, que a recente regulamentação publicada pelo órgão, que abrange modelos de financiamento coletivo (crowdfunding), não foi pensada para também abarcar as famigeradas Initial Coin Offerings (ICO). “Em nenhum momento [ICOs] estiveram em nosso radar”, afirmou o representante da entidade reguladora do mercado financeiro brasileiro.

Na semana passada, logo após a publicação da Instrução Normativa 588 pela CVM, a comunidade de criptomoedas brasileira levantou questionamentos em grupos de WhatsApp em relação à aplicabilidade do regramento aos modelos de lançamento de tokens digitais.

Para alguns integrantes do setor, um trecho da IN-588 – que afirma que “bens e serviços” não seriam caracterizados como valores mobiliários – poderia abrir uma brecha para o lançamento de ICOs, sem a necessidade de realizar registro da oferta junto à CVM.

“O objetivo de não caracterizar bens e serviços como valores mobiliários, foi de deixar de fora os crowdfundings que envolvam recompensas, como por exemplo, o financiamento coletivo de um show ou de um livro”, esclarece Berwanger, que ainda afirma que o objetivo da IN-588 é o de alavancar o mercado de startups no Brasil, ou seja, empresas que têm um alto potencial de retorno.

Berwanger disse ainda não possuir conhecimento profundo sobre o setor de criptomoedas, mas que em sua opinião “sempre que estamos falando de uma oferta de investimento, estamos falando de uma oferta pública de valores mobiliários”, o que deixa margem de interpretação para que ICOs sejam, sim, consideradas ofertas públicas de valores mobiliários.

O fenômeno das Initial Coin Offerings pelo mundo já contabiliza quase US$ 330 milhões em recursos levantados por meio de diversas iniciativas. Segundo artigo publicado pelo vice-presidente da Betaworks, Sam Cash, no site TechCrunch, o montante já teria ultrapassado o total investido por fundos de Venture Capital no setor de blockchain apenas no primeiro semestre de 2017.

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.