Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Convênio

CVM e ANBIMA passam a trocar informações sobre enquadramento de fundos de investimento, inclusive de criptomoedas

  • Por Luciano Rodrigues
  • - 01/09/2021
  • às 05:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
CVM e ANBIMA passam a trocar informações sobre enquadramento de fundos de investimento, inclusive de criptomoedas
Foto: Freepik

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) ampliaram o convênio de aproveitamento da supervisão de fundos de investimento.

Agora, todos os fundos regulamentados no Brasil, inclusive os que oferecem exposição a criptoativos, farão parte do convênio.

A partir de 19 de setembro, a ANBIMA passará a compartilhar com o regulador as fiscalizações feitas sobre o enquadramento dos fundos. Ou seja, a verificação se os ativos dos fundos estão de acordo com o que está definido nos regulamentos.

De acordo com Daniel Maeda, superintendente de Supervisão de Investidores Institucionais da CVM, a ampliação do convênio coroa o sucesso das primeiras iniciativas de compartilhamento de atividades de supervisão da ANBIMA sobre os fundos de investimento iniciadas em 2019.

“[As atividades de supervisão] efetivamente se mostraram proveitosas e positivas para o alinhamento de ações, o aproveitamento pela CVM dos esforços empreendidos pela associação e a consequente redução de redundâncias desnecessárias”, destacou Maeda.

CVM se une à ANBIMA

Conforme destacou Guilherme Benaderet, superintendente de Supervisão de Mercados da ANBIMA, a experiência bem-sucedida em outras frentes do convênio ajudou a aperfeiçoar a parceria.

Na prática, o novo convênio possibilitará o acompanhamento e o compartilhamento dos trabalhos da ANMBINA com a CVM. Isso inclui as penalidades aplicadas, como multas, e os termos de compromisso celebrados. Dessa forma, a autarquia poderá aproveitar o material e as decisões tomadas.

Além disso, a troca de informações permitirá agilidade na análise das carteiras e minimizará a redundância de atuações.

Segundo Benaderet, essa antecipação beneficiará os investidores. Afinal, a ANBIMA poderá fiscalizar e sinalizar mais rapidamente os fundos que não estiverem com a carteira adequada ao combinado com o cotista.

Ficou combinado ainda que, trimestralmente, as entidades se reunirão para analisar os resultados e aprendizados. Nesses encontros, também serão alinhadas eventuais melhorias no convênio.

“A parceria de aproveitamento da supervisão de fundos começou no final de 2018 com o compartilhamento da análise prévia realizada pela ANBIMA dos pedidos de habilitação para administradores de recursos de terceiros na CVM. A partir de 2019, a associação passou a dividir com a autarquia os monitoramentos de precificação de ativos e de distribuição de cotas de fundos”, destacou um comunicado.

Leia também: Setembro apresenta retornos negativos para o Bitcoin desde 2017: o que esperar

Leia também: Brasileiro “milionário em Dogecoin” revela em qual criptomoeda está investindo pesado

Leia também: Binance Smart Chain comemora 1 ano com mais de 800 dApps e recorde de 13,1 milhões de transações diárias

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.