A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) uniram forças e anunciaram hoje o lançamento da ferramenta “ContraGolpe”, voltada para a proteção e educação de investidores no crescente mercado de criptoativos.
Essa iniciativa inédita surge como resposta à necessidade de criar mecanismos que ajudem a identificar possíveis fraudes em ofertas de investimentos. O tema é cada vez mais relevante no contexto da criptoeconomia.
O ContraGolpe funciona como uma ferramenta de análise. A partir de uma série de perguntas simples, o sistema avalia o risco de fraude em propostas de investimento e emite um relatório educacional para o investidor. O CEO da ABcripto, Bernardo Srur, destacou a importância do novo sistema para o público geral.
“O ContraGolpe oferece um ponto de partida valioso para que cada usuário possa investigar mais profundamente e buscar orientação de profissionais certificados. É uma ferramenta de alerta, não uma garantia de segurança, mas um apoio fundamental para decisões mais conscientes”, disse.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
CVM e ABcripto lançam solução ContraGolpe
De acordo com um comunicado encaminhado ao CriptoFácil, essa ferramenta faz parte de um esforço maior da ABcripto e da CVM para proteger investidores em um ambiente marcado pelo avanço das tecnologias financeiras, como blockchain e as finanças descentralizadas (DeFi).
Nos últimos anos, o mercado de criptoativos cresceu exponencialmente no Brasil. Com isso, o número de golpes e fraudes envolvendo criptoativos também aumentou. O lançamento do ContraGolpe reflete o compromisso dessas instituições em educar e conscientizar o público, oferecendo um recurso acessível que auxilia na identificação de riscos.
Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis da CVM, enfatizou a importância da educação financeira:
“O lançamento da ferramenta ContraGolpe reforça o compromisso da CVM em promover a educação financeira e acompanhar a inovação no mercado de capitais. Diante de um cenário tecnológico em constante evolução, é essencial oferecer mecanismos que capacitem os investidores a reconhecer fraudes potenciais e a tomar decisões mais seguras”.
A CVM e a ABcripto lançaram a ContraGolpe durante a Semana Mundial do Investidor 2024 (World Investor Week – WIW). O evento global promovido pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) busca fortalecer a educação financeira em mais de 100 países.
Essa iniciativa, coordenada pela CVM no Brasil, reforça a relevância de se adaptar às novas tecnologias e garantir que investidores de todos os perfis estejam mais preparados para os desafios do mercado.
A colaboração entre ABcripto e CVM vai além do lançamento da ferramenta. Afinal, as instituições também trabalham juntas no desenvolvimento de campanhas educativas sobre tecnologias emergentes, como a criptoeconomia, e no estudo de inovações regulatórias que possam tornar o ambiente de investimentos mais seguro e transparente.